15 MAI 2023
Cultura de Monte Mor em Indaiatuba

Orquestra de Viola Caipira de Monte Mor realiza apresentação em evento no município de Indaiatuba, no Festival do Campo, organizado pela Século Verde Paisagismo.

A apresentação aconteceu no último sábado, dia 06 de maio, no espaço Século Verde Paisagismo, em Indaiatuba, e reuniu alunos e alunas do projeto Fazendo Arte, da Diretoria de Cultura e Turismo, e foi realizada no evento Festival do Campo, que reuniu expositores de diversos segmentos do artesanato e de produtores rurais, além de outros segmentos ligados ao campo e ao interior.

Para um evento ligado ao campo, nada mais interessante do que uma apresentação voltada exatamente às raízes da música popular do interior do Brasil, e foi isso que a orquestra ofereceu, uma manhã de entretenimento em meio à natureza e espaços temáticos como uma área de tratores antigos.

Segundo o professor Ronaldo Corrêa, responsável pela orquestra e também diretor de Turismo de Monte Mor, é a primeira vez que a Orquestra de Viola Caipira de Monte Mor realiza uma apresentação fora do município de Monte Mor e, para o evento, foi organizada uma apresentação de aproximadamente 2 horas, onde o público cantou e se emocionou com canções de Almir Sater, Sérgio Reis, Tião Carreiro, Paraíso entre outros. Realizada pela Século Verde Paisagismo, os organizadores convidaram a Orquestra de Violeiros de nossa cidade para fazer a grande abertura do evento, algo que mostra que o trabalho está sendo bem feito e reconhecido na região, o que nos alegra, aumenta as responsabilidades e nos projeta para o futuro, colocando Monte Mor no calendário cultural da região, concluiu o diretor de Turismo, Ronaldo Corrêa.

Para Marcelo Lírio, diretor de Cultura de Monte Mor, a apresentação é, em grande medida, uma conquista para a cultura do município. A cultura de nossa cidade começa, aos poucos, a conquistar seu espaço na região. A Orquestra de Viola Caipira de Monte Mor iniciou suas atividades no ano de 2022, com o grande apoio do prefeito Edivaldo Brischi, de Monte Mor, e integrando o projeto Fazendo Arte, da Diretoria de Cultura e Turismo. A orquestra é um entre vários projetos desenvolvidos pela diretoria de Cultura e Turismo de Monte Mor, é fruto de um trabalho que tem sido desenvolvido em diferentes aspectos do fazer artístico, como o artesanato, o teatro, a música e outras expressões, como a capoeira, acrescentou Marcelo Lírio.

Sob a regência de Ronaldo Corrêa, que ministrou aulas para preparação de alunos iniciantes e fez uma integração de cantores e violeiros já experientes da cidade. Os ensaios realizados com empenho e dedicação levaram a apresentações em eventos como a Revirada Regional de Cultura e também na Feira das Artes, ambos eventos de Monte Mor. Tudo acontecendo com o objetivo de homenagear compositores, resgatar e preservar a cultura caipira, assim como a música sertaneja raiz.

No próximo dia 28 de maio, a Orquestra de Viola Caipira estará se apresentando na 9ª. Festa do Frango, Polenta e Viola, com a realização da Rádio e TV Prima, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio. Evento que vai acontecer no estacionamento da Prefeitura de Monte Mor.