06 ABR 2023
Vacinação Contra a Influenza/Gripe

Campanha Anual de Vacinação Contra a Influenza - 2023

A Secretaria da Saúde de Monte Mor faz alerta à população do município sobre a importância de se manter em dia com a vacina contra Influenza/Gripe, aproveitando a campanha de vacinação que acontece no município a partir do dia 10 de abril.

A campanha de vacinação contra Influenza/Gripe está sendo realizada, em todas as unidades de Saúde do município, das  8h30 às 16h, com entrega de senhas até as 15h30, e tem por objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação, que fazem parte do grupo de risco principalmente crianças; gestantes; puérperas; pessoas 60 anos de idade ou mais; povos indígenas; povos e tradicionais comunidades quilombolas; professores; pessoas portadoras de deficiência; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte, coletivo rodoviário, urbano ou ainda de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa;  e trabalhadores da saúde.

Grupos de risco também:

Doença respiratória crônica

Doença cardíaca crônica

Doença renal crônica

Doença hepática crônica

Doença neurológica crônica

Diabetes

Imunossupressão

Obesos

Transplantados

Portadores de Trissomias

A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação e também com outros medicamentos.

Precauções:

Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação.

Histórico de alergia a ovo:

Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram apenas urticária, administrar a vacina influenza, sem qualquer cuidado especial.

Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer outros sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado e sob supervisão médica, preferencialmente.

Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

Doadores de sangue - de acordo ANVISA, os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra influenza devem ser considerados como inaptos temporariamente, por um período de 48 horas após a vacinação.

Contraindicações:

Crianças menores de 6 meses de idade.

Pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.

Obs: Não está contraindicada em pacientes imunodeprimidos.

Importante:

A vacina contra influenza não dá gripe.

A vacina contra influenza não provoca eventos adversos graves.

Para os idosos o principal benefício é a prevenção das complicações (pneumonia e internação hospitalar).

A vacina influenza tem o papel de proteger os grupos de risco de desenvolver as formas graves da doença.

A influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças de saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, recomenda-se aproveitar a oportunidade da Campanha de Vacinação contra a Influenza para atualizar a situação vacinal para covid-19 nos grupos elegíveis.

NÃO ESQUEÇA DE LEVAR A CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO.

Para mais informações, ligue para a Secretaria da Saúde: 19.3979-7070; ou para a Vigilância em Saúde: 19.3879.1130.