27 MAR 2023
TURISMO
Museu Municipal Elisabeth Aytai reabre as portas após revitalizações e inaugura grande exposição

A Exposição - “História e Memória de Monte Mor” celebra a reabertura do Museu Municipal, com acervo mais interativo promovido ao público, em mostra crescente de conteúdo.

Na última quinta-feira (23), o Museu Municipal Elisabeth Aytai, além de reabrir as portas depois de um período de reformas, conservação, manutenção de seu espaço e nova mobília, inaugurou com grande pompa a Exposição - “História e Memória de Monte Mor”, em cerimônia que reuniu o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama, Elaine Ravin Brischi. Também estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, a vereadora Andrea Garcia (PTB), e o vereador e professor Adriel (PT).

O Museu Elisabeth Aytai, coordenado pela historiadora Luana Hara Fernandes, passou por reformas, com o objetivo de tornar o espaço ainda mais atrativo, técnico, moderno e acolhedor para os visitantes. O Museu Municipal possui um significativo acervo relacionado aos povos originários, que habitaram a região muitos séculos atrás, quando os portugueses ainda não haviam chegado em Pindorama, bem como da história da própria cidade de Monte Mor, com seus 152 anos.

Além disso, o Museu Elisabeth passou ainda por um serviço constante de modernização e atualização, com objetos catalogados por meio de um trabalho muito refinado, que deu origem a uma grande viagem dentro das páginas já escritas da história de Monte Mor, com a recém lançada Exposição - “História e Memória de Monte Mor”.

Os temas da exposição de longa data são variados, como “Aldeia Pré-histórica - Pré Cabral, de Monte Mor”, “Tropeiros e Fundação”, “Breve Histórico da Política de Nossa Cidade”, “Breve Histórico da Economia de Monte Mor”, “Escravização, Memória e Resistência", “Imigrantes”, “Transportes”, Telecomunicações - Centro Telefônico de Nossa Cidade”, “Corporações Musicais”, além de ser uma mostra em aberto, contando com a cooperação da população para enriquecer ainda mais seu acervo, vertente da Cultura e do Turismo de Monte Mor, que conta com mais de 10 mil peças, com objetos de mais de 20 etnias diferentes em seu material indígena.

Para a historiadora responsável pela curadoria do Museu Municipal Elisabeth Aytai, Luana Hara, o Museu que foi inaugurado em 1988 já foi palco para diversas exposições, trazendo neste ambiente de forte relevância cultural, de preservação da memória de um povo, um local que abriga objetos, documentos e fotografias que nos ajudam a compreender a história, principalmente de nossa cidade, sendo uma importante fonte de conhecimento. Ao contrário do que geralmente as pessoas associam aos museus, esses ambientes precisam de constantes transformações, alcançadas muitas vezes pela própria contribuição de cultura imaterial da população ou, como desta vez, com o apoio do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, e dos patrocinadores, que tornaram essa grata renovação possível. Novas exposições e novos layouts para exposições fazem parte da proposta que o Museu Elisabeth Aytai vem desenvolvendo, e a expectativa é de que continue a despertar uma maior atenção do público, recebendo assim cada vez mais visitantes, conclui ela.

Segundo o diretor de Turismo de Monte Mor, Ronaldo Corrêa, o Museu Municipal é um dos poucos museus habilitados para guarda de material arqueológico em escavações por todo estado de São Paulo. É sempre uma satisfação enorme evidenciar nosso patrimônio cultural, proporcionando uma viagem de descobertas e fundamentos, fazendo deste espaço um lugar com movimento, interligando o conteúdo com a comunidade.

Para o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o sentimento de acolher da melhor maneira possível os visitantes, durante o espaço de tempo em que aproveitam a jornada de conhecimento no museu, motivou a administração a revitalizar esse lugar tão importante historicamente, que presta um serviço de muito complemento à formação da compreensão e entendimento das pessoas, afirmou o prefeito.

Segundo o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, a diretoria de Cultura e Turismo de Monte Mor, com total apoio do prefeito Edivaldo Brischi, tem o intuito de manter esse importante espaço cultural, sempre acolhedor e receptivo, de maneira que atraia o público, tornando a visitação inesquecível, firmando o Museu Municipal como fonte de cultura e espaço imperdível de turismo e cultura no município.

Para prestigiar a exposição é só comparecer ao Museu Elisabeth Aytai, que fica na rua Rage Maluf, 101, Centro – Monte Mor. Horário de funcionamento das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Um passeio gratuito, divertido e uma ótima dica para estudantes, interessados e a população em geral viverem esta marcante experiência.