06 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Evento público celebra o 1º Dia Internacional da Pessoa com Deficiência de Monte Mor

Caminhada inclusiva e Pit stop solidário levam prestação de serviço e informação à população de Monte Mor, através de evento realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, com o apoio da Prefeitura de Monte Mor.

Neste sábado (04), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, junto ao apoio da Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, da Secretaria de Esportes, da diretoria de Cultura e Turismo, do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), da AMAAH-SP (Associação de Mães e Amigos do Autista de Hortolândia) e do Fundo Social de Solidariedade de Monte Mor, promoveram a celebração do 1º Dia Internacional da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, em evento realizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, marcado pela pauta e pela conscientização à discriminação de pessoas com deficiência, exaltando o lema “Capacitismo, Não!

Com a promoção da caminhada inclusiva e do pit stop solidário, com foco na arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, doações essas recebidas e encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Monte Mor, o evento público teve o intuito de conscientizar e trazer mais visibilidade às mais diversas causas ligadas às pessoas com deficiência.

Segundo os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, que tem como presidente do órgão, Gilceciano Geraldo Xisto, e como vice-presidente, Rogério Severino Lopes, pessoas com algum tipo de deficiência desejam e precisam ser ouvidas e atendidas, e o propósito, a finalidade, do nosso conselho é promover políticas públicas que construam bases sólidas, que deem suporte à comunidade no lidar com essas questões, além de resguardar as importantes demandas das pessoas com deficiência, e por isso eventos como esse oportunizam um conjunto de conquistas para a sociedade como um todo.

O evento contou com a participação do secretário de Esportes de Monte Mor, João Muro, do vereador professor Adriel (PT), da vereadora Camilla Hellen (Republicanos), e da vereadora Wal da Farmácia (União), proporcionando tendas das entidades e dos setores mencionados, trazendo informação e prestação de serviços aos participantes, além de brinquedos infláveis, trenzinho, pipoca e algodão doce.

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.