01 NOV 2022
Secretaria de Saúde Monte Mor encerra ações do Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde Monte Mor, desde o último dia 16, realizou diversas ações para lembrar a importância dos cuidados preventivos no combate ao câncer em mulheres, especialmente o de mama, todas relacionadas ao Outubro Rosa.

Na semana de 16 a 22 de outubro, a campanha, que é celebrada mundialmente e que tem como objetivo a conscientização, especialmente das mulheres, em relação aos cuidados, prevenção e diagnóstico do câncer, foi marcada por diversas ações da Secretaria de Saúde de Monte Mor, começando por uma belíssima caminhada que foi do Paço Municipal até a praça da Bandeira (praça São Benedito), onde aconteceram diversas atividades lúdicas, “esportivas” e educacionais voltadas, todas, para o tema. O grupo Amigas da Onça participou do momento, com depoimentos e orientações. Também aconteceram sorteio de brindes e coleta de mechas de cabelo, para a confecção de perucas. Ação solidária.

Assim, a semana seguiu com atividades em diversos postos de saúde do município, com palestras, depoimentos, orientações, exames e atividades, entre elas: avaliação das mamas; solicitação e exames de mamografia; exames de saúde da mulher; solicitação de exames (ultrassom entre outros); sorteio de brindes; exame de citologia oncótica; realização de exames de DST (teste rápido); mutirão de Papanicolau; coleta de laboratório (mulheres); Saúde Bucal; consulta com ginecologista; roda de conversa com café da tarde; chá com mulheres; avaliação odontológica; orientações em sala de espera; agenda para coleta de CO; etc. O encerramento se deu no dia 22, com uma motociata, organizada pela Igreja Adventista Central de Monte Mor, em conjunto com o Clube dos Desbravadores, marcado pelo varal do amor, onde foram pendurados lenços de cabeça para doação.

Segundo a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, descobrir a doença de forma precoce, por meios de exames ou do auto-exame, melhora de forma significativa o tratamento do câncer de mama ou de colo do útero, aumentando de forma significativa as chances de sucesso no tratamento e na cura. Por isso, ações como as desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, neste mês de outubro, criam essa conscientização e fortalece também as mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando essa temida doença.

Assim, as atividades não pararam no dia 22, se seguindo até a quinta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Monte Mor, aconteceu uma palestra proferida pela enfermeira Marivaine Jacob, que contou com a presença de representantes da câmara municipal, vereadores e vereadoras, assessores e funcionários da casa. Recebidos pelo presidente da Câmara, o vereador Alexandre Pinheiro, a ação marcou a participação também do Poder Legislativo nas ações de conscientização e prevenção ao câncer, especificamente em mulheres.

Também no dia 27, a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, junto com o prefeito Edivaldo Brischi, participou de mais algumas ações de conscientização pelo Outubro Rosa, na unidade de saúde USF Adam Fernandes de Souza, na Policlínica, e na Escola Municipal Moacyr Victorio Forchetti, no Jardim Colorado.

No dia 31, houve ainda na Escola Municipal Coronel Domingos Ferreira, Centro, Monte Mor, uma palestra ministrada pela enfermeira Marivaine Jacob, de conscientização pelo tema as mães e professoras da unidade escolar.

Todas as ações, desde o dia 16, marcaram o Outubro Rosa em Monte Mor com o foco na saúde da mulher, conscientização e fortalecimento. O câncer de mama e de colo de útero possuem tratamento e cura. Se descobertos de forma precoce, as chances de sucesso no tratamento são muito grandes.