06 OUT 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Rio Capivari começa a ser limpo nesta semana em ação da Prefeitura de Monte Mor

Toneladas de lixo e entulho que escoam pelo rio Capivari, vindos de várias cidades da região, começam a ser retirados de trecho que passa pela cidade  de Monte Mor.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor continua, através do programa Rios Vivos do Governo do Estado de São Paulo, a operação de intervenção nos rios e afluentes que permeiam o município, para melhorar o escoamento das águas, com o objetivo de evitar possíveis alagamentos na região.

O cronograma divulgado anteriormente do trabalho de desassoreamento na região teria como foco, entre os meses de agosto e novembro deste ano, o córrego do Aterrado. Porém, após novas análises realizadas por parte da Secretaria, foi necessário remanejar os trabalhos neste momento para o Rio Capivari.

A operação tem intensificado as ações na retirada de toneladas de lixo e entulho que seguem pelo leito do rio Capivari, e se acumulam em trechos que cortam a cidade de Monte Mor, entupindo a calha do rio. Todo esse lixo retirado desta extensão do rio Capivari será transferido e depositado corretamente em um aterro sanitário controlado e licenciado pelos órgãos competentes.

Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Bruno Ross Matheus, a demanda de trabalho é muito grande, nos últimos meses, com a parceria do programa do Governo do Estado, conseguimos de fato dar início a esta operação que somente tem possibilidade de ser realizada com o equipamento adequado, fornecido pelo programa. Com isso temos sanado alguns pontos cruciais para facilitar o escoamento das águas, inclusive agora que a atenção está voltada para este ponto, em que o lixo e entulho que seguem por todo o leito do rio Capivari, chega até aqui, em Monte Mor, e se acumula, prejudicando o caminho do escoamento da água.

Devido a grande quantidade de lixo e entulho no local, a previsão é de que os trabalhos de retirada dos mesmos continuem por mais algum tempo, até que o maquinário retome propriamente a ação de desassoreamento. Se o clima ajudar, entre 30 e 60 dias, a limpeza desta área do rio será concluída, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor.