05 OUT 2022
Ônibus urbano de Monte Mor homenageia Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Campanha de conscientização vai estampar ônibus da empresa MOV Monte Mor, como forma de alertar a população para a importância da prevenção.

No início deste mês de outubro em iniciativa da empresa de transporte público MOV Monte Mor, com parceria da secretaria de Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana de Monte Mor, através da diretoria de Mobilidade Urbana, realiza uma primeira menção aos meses outubro rosa e novembro azul com a inserção em um dos ônibus da frota com o layout promovendo as temáticas de conscientização à prevenção pelo diagnóstico precoce.

O ônibus estampando a campanha começa a operar em breve e conta com elevador de embarque para cadeirante, proporcionando acessibilidade total aos passageiros. O coletivo a princípio irá alternar entre as linhas 313 e 308, com possibilidade de atender outras linhas do município.

Segundo o diretor de Mobilidade Urbana de Monte Mor, Sandro Guedes, o trabalho em conjunto entre as secretarias e diretorias, traz mais efetividade nas demandas da comunidade, como nesse caso em que conseguimos promover e apoiar a pasta da Saúde da cidade, com o intuito de oferecer a atenção devida a população por meio desta iniciativa.

O Outubro Rosa é uma campanha mundialmente celebrada, com o propósito de conscientizar as pessoas, principalmente as mulheres, pela  prevenção através da realização de exames que podem detectar precocemente um diagnóstico que precise de tratamento imediato, como o de câncer de mama ou o de colo de útero.

Já o Novembro Azul, apesar de trazer a mesma intenção de conscientização, é voltada a sociedade, mais especificamente aos homens com destaque para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

ONDE E COMO COMEÇOU O OUTUBRO ROSA

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura", que aconteceu em Nova Iorque, tinha como objetivo arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento era produzido sem o envolvimento de instituições públicas ou privadas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Iniciativas como essa, a partir de 2008, foram se tornando cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem, a prevenção é necessária.