30 AGO 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Prefeitura de Monte Mor realiza operação de desassoreamento em afluente para minimizar efeitos das enchentes na cidade

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor deu início, neste mês de agosto, a ação de desassoreamento no córrego do Aterrado, em trecho de 6 quilômetros, que permeia 4 bairros de Monte Mor.

A Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e do acompanhamento da Secretaria de Planejamento e Obras, deu início neste mês de agosto a ação de desassoreamento no córrego do Aterrado, que corta os bairros do Jardim Campos Dourados, Jardim Paulista, Jardim Moreira, Central Park, passando nas proximidades da ETEC, até o bairro São José. A operação está sendo realizada através do programa Rios Vivos do Governo do Estado de São Paulo.

O início da ação foi acompanhado pelo prefeito Edivaldo Brischi, e pelos secretários de Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Ross Matheus, e de Planejamento e Obras, Alexandre Campos.

Segundo o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, continuaremos atuando, fomentando parcerias, conquistando apoio, a fim de conseguir meios para suprir as necessidades do nosso município, assim como vem acontecendo agora no caso do desassoreamento, que foi conquistado com o auxílio do Governo do Estado e, que visa amenizar os riscos de inundações nos períodos chuvosos.

Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Bruno Ross Matheus, esse trabalho é de suma importância para o município, uma vez que vai mitigar as consequências de enchentes na região. Temos em andamento outros projetos, como por exemplo o Plano Diretor, apresentado e aberto para discussão, que contém estudos a serem colocados em prática futuramente, após sua conclusão, inclusive com relação à preservação e revitalização das bacias hidrográficas de Monte Mor.

A ação começou pelo córrego do Aterrado, na cidade de Monte Mor, afluente que deságua no rio Capivari, e tem previsão de que os trabalhos se concluam até o mês de novembro, início de dezembro e do período chuvoso, compreendendo um trecho de aproximadamente 6 quilômetros.

Os trabalhos da operação de desassoreamento retornarão após o período de chuvas cessar, em março, para concluir a segunda etapa da ação, realizando o trabalho no rio Capivari, contemplando 18 quilômetros de intervenção entre as pontes do Rio Acima e do Bacatão, em Monte Mor.

O serviço é executado de maneira mais eficiente no período de estiagem, pelo fato do nível das águas estarem mais baixas, além de contribuir para o acesso do maquinário ao local.

AÇÃO DE DESASSOREAMENTO

Desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos e resíduos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais, com o intuito de minimizar as inundações decorrentes do transbordamento.

O desassoreamento de córregos pode ser feito de diferentes formas e com a utilização de diversos mecanismos e tecnologias. Normalmente, os equipamentos mais utilizados são as escavadeiras hidráulicas, dragline e as dragas de sucção e recalque.

RIOS VIVOS

O eixo Rios Vivos promoverá serviços de limpeza e dragagem de mais de três mil quilômetros de cursos d’água, beneficiando 260 municípios no estado a fim de aumentar a disponibilidade hídrica, melhorar a qualidade das águas superficiais, o que contribui com o abastecimento público, minimizando o impacto das chuvas com relação às enchentes e inundações, além de controlar e recuperar as margens dos rios e suas nascentes. Os trabalhos devem ocorrer em todas as bacias do estado ao longo do ano. Nesta ação haverá investimentos de R$90 milhões dentro da dotação do programa Água é Vida.