24 AGO 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CRAS no Jardim Paulista realiza palestra em referência ao “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Palestra abordou o tema “Relacionamento Abusivo e o Ciclo da Violência”, expondo situações e formas de se proteger.

Nesta segunda-feira (22), foi realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, através do CRAS Jardim Paulista, em Monte Mor, um “Chá com Palestra”, abordando o tema “Relacionamento Abusivo e o Ciclo da Violência”, tema que faz parte da campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que são praticadas neste mês de agosto (Agosto Lilás), em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que neste ano de 2022 completou 16 anos.

A palestra realizada pelo psicólogo Gil G. Xisto, segundo a assistente social, responsável pelo CRAS Paulista, Luciana Molina, foi de grande valia a todos os participantes. Cerca de 40 pessoas do grupo de mulheres e do grupo de idosos, puderam identificar de uma forma mais evidente as situações que podem ser consideradas como violência, de acordo com as orientações expostas pelo psicólogo, trazendo maior conhecimento e opções de se proteger caso seja necessário. Ainda segundo Luciana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor tem dado total apoio às realizações das atividades com suporte sempre muito efetivo, conclui a assistente social.

As duas unidades do CRAS de Monte Mor já retomaram suas atividades, que se deu gradativamente após o período de isolamento, e agora estão dando continuidade em seus serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, entre outros.

A previsão é de atender três vezes por semana na unidade do CRAS Paulista e duas vezes por semana na unidade do CRAS Centro, os grupos de mulheres, idosos e crianças.

Pelo CRAS é promovido o acolhimento, a convivência e a socialização de famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social, para garantir, desta forma, a potencialização e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor e primeira-dama, Elaine Ravin Brischi, o prefeito Edivaldo Brischi tem concedido respaldo necessário para que tenhamos, dentro das atribuições de nossa pasta, condições de desenvolver um trabalho de efetividade para os munícipes, estabelecendo um canal fortificado de amparo e colaboração aos montemorenses que necessitam de assistência.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) serve como porta de entrada da Assistência Social do município. É um local público, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, responsável também pela prevenção de situações de vulnerabilidade social e risco, com sua atuação preventiva.

O CRAS Paulista fica na rua Aniceto Muniz Alves, 545, Jardim Paulista, Monte Mor, telefone 3879-2104, e o CRAS Centro fica na rua José Ferreira, 36, Jardim Planalto, Monte Mor, telefone 3879-2644.