08 AGO 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Escolas Municipais de Monte Mor recebem carreta que oferece atividades ligadas a sustentabilidade

Alunos terão oportunidade de aprender sobre reciclagem de resíduos e consumo consciente, dentre muitos assuntos ligados ao tema.

Nesta semana, de 08 a 12 de agosto, Monte Mor continua a contar com a itinerância do Caminhão Ecoarte Container Itinerante, no município. Em iniciativa da NTICS Projetos, patrocinada pela Tetra Pak e com o apoio da prefeitura de Monte Mor, através da secretaria de Educação, Cultura e Turismo e da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, o caminhão irá percorrer algumas escolas municipais, dando continuidade a ação iniciada neste domingo (07), em que o caminhão ficou estacionada no Jardim Paulista em Monte Mor (Linhão do Paulista), oferecendo oficinas gratuitas para a população.

Esta semana na segunda-feira (08), na EM José Luiz Gomes Carneiro, na terça-feira (09), na EM Leopoldo Paviotti, na quarta-feira (10), na EM San Remo e na quinta e sexta-feira (11 e 12), na EM Miguel Jalbut, os alunos terão a oportunidade de receber a carreta e aprender mais sobre resíduos e os 5 R’s: Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

O Caminhão Ecoarte Container Itinerante, tem um circuito de atividades com seis estações, sendo 3 em área externa e 3 dentro do caminhão. A primeira estação dentro do caminhão é chamada Recicle essa ideia, onde os participantes assistem a uma breve introdução sobre reciclagem, ressignificação do resíduo sólido e a importância do consumo consciente.

Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, os assuntos abordados pela iniciativa são de extrema importância, pertinentes para o conhecimento, manutenção e expansão da conscientização, como ferramenta para que cada indivíduo possa agir e vivenciar em seu dia a dia essas novas experiências sobre sustentabilidade.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, a iniciativa abranger algumas escolas municipais, é de grande valia, pois traz aos alunos uma oportunidade significativa, de absorverem junto ao didático, o visual e o palpável, o que torna o entendimento mais enriquecedor.

Nas próximas estações os alunos são convidados para atividades com materiais reciclados, vídeos imersivos sobre o processo da reciclagem, jogos de tabuleiro e terão acesso a objetos feitos a partir de materiais reciclados, além de experiência com realidade virtual e oficina teatral interativa. O caminhão Ecoarte Container Itinerante ainda traz uma exposição com imagens de artistas, inclusive brasileiros, ligadas ao tema da reciclagem e sustentabilidade. Em itinerância em Monte Mor, a carreta multicultural tem oferecido um circuito de atividades ligadas à sustentabilidade, que é o principal objetivo do Ecoarte, iniciativa que está em sua segunda edição.