22 JUL 2022
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor realiza evento para marcar a abertura do 2° Semestre letivo de 2022

Evento de educação teve como objetivo oportunizar um diálogo trazendo o tema “Educação e Diferenças”

Nesta quarta-feira dia 20 de julho, a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor realizou um evento para marcar a abertura do 2º Semestre letivo deste ano, oportunizando aos profissionais da educação um importante momento de reflexão e debate. O evento que contou com a presença do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, foi realizado no salão paroquial, situado ao lado da Secretaria Municipal de Educação – na região central da cidade –, e teve como público-alvo professores (da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental Regular e EJA), cuidadoras, estagiárias, coordenadores pedagógicos, diretores e vices, totalizando a participação e envolvimento de aproximadamente 900 profissionais da rede municipal de educação.

O evento teve como objetivo oportunizar um diálogo com o tema “Educação e Diferenças”. No período da manhã, contou-se com a participação da Profa Dra Caroline Jango, Diretora Geral no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), do Campus Hortolândia, que ministrou a palestra “Políticas de Promoção da diversidade e inclusão: um desafio cotidiano”. No período da tarde, o Prof. Dr. Samuel Vinente da Silva Junior, atua na Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) do Campus Hortolândia e no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFSP, e explanou sobre o tema “Políticas de Educação Especial: articulação com os sistemas municipais de ensino”.

A equipe multiprofissional da SMECT agradece ao padre Fábio Fernandes dos Santos e Silva, à Diretoria de Cultura e a Prefeitura Municipal pelo apoio na infraestrutura para a realização deste evento. E aos palestrantes do IFSP- Campus Hortolândia por terem cedido seu tempo para compartilhar suas experiências e reflexões.

Para fortalecer a temática deste importante evento, a equipe pedagógica reitera uma importante citação de Boaventura de Souza Santos: “(...) temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades” (2013).