18 JUL 2022
SAÚDE
A Secretaria de Saúde de Monte Mor dá curso aos profissionais das salas de vacina do município e alerta: você profissional da área da saúde, vacine-se contra a Meningocócica C Conjugada

As vacinas contra a Meningocócica C Conjugada estão sendo aplicadas em todas as unidades de saúde do município, das 8:30 às 11 e das 13 às 15 horas, em todas as unidades de saúde do município.

Os profissionais considerados para acesso liberado à vacina são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios,  laboratórios e outros locais; médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; bem como os trabalhadores de apoio, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.

Segundo a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, é muito importante que as pessoas a quem a vacina está liberada, aproveitem este momento para se vacinar contra a meningite, que é uma doença grave e que pode, infelizmente, levar à morte. Sendo através da vacina e sempre manter atualizada a carteira de vacinação, a melhor forma de se prevenir contra a doença, concluiu a secretária.

A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Na sexta-feira (15), houve um treinamento, por parte da secretaria de Saúde, através do setor epidemiológico de Monte Mor,  oferecido aos profissionais das salas de vacina do município, com objetivo de treiná-los para a vacinação desta campanha de intensificação da vacina Meningocócica C Conjugada para profissionais de saúde.

O QUE É MENINGITE

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acometer pessoas de qualquer idade. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

A enfermidade tem como sintomas febre, vômito em jato, cefaleia, convulsões, manchas vermelhas pelo corpo, dor e rigidez na nuca, podendo levar à morte. Considerada no Brasil como uma doença endêmica (que se manifesta ocasionalmente), tem a ocorrência das meningites bacterianas como as mais comuns no outono-inverno e das virais na primavera-verão.