20 OUT 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Curso sobre Rede e Fluxo de Trabalho no atendimento a crianças e adolescentes é oferecido no Centro Cultural Joaquinzão

Ministrado pelo professor Marcelo Nascimento, o curso faz parte de um projeto de aperfeiçoamento no atendimento às pessoas em situação de fragilidade social no município.

Com o objetivo de capacitar integrantes do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Casa da Criança, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde (CAPS), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança (Guarda Civil Municipal - GCM), Associação Beneficente Sagrado Coração de Jesus (Hospital), conselheiros do CMDCA, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor promoveu, nas últimas quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de outubro, um curso ministrado pelo Professor e Consultor em Direitos Humanos de Crianças e Adolescente, Marcelo Nascimento, sobre Rede e Fluxo de trabalho na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, a partir do conceito de Prioridade Absoluta.

O curso, que toma como princípio o dever legal do Estado, da Sociedade e da Família (Art. 227 da Constituição Federal) de cuidar e zelar pelo cumprimento dos direitos que crianças e adolescente possuem a partir das leis brasileiras, trabalhou não apenas as questões legais, mas também os conceitos, boas práticas, desafios e dificuldades que a rede municipal enfrenta no cumprimento e no atendimento de crianças e adolescentes em situação de fragilidade e perigo social.

Ter em mente as leis e os conceitos é, segundo Marcelo Nascimento, o primeiro passo no sentido de entender também o caminho do Fluxo de trabalho dentro da Rede de atendimento e, deste modo, melhorar a forma como cada membro da Rede deve agir e conduzir cada caso, pensado e analisado de forma individualizada, para o próximo membro da rede de atendimento.

OBJETIVOS

O curso, que teve 45 participantes, foi mais um passo nos trabalhos de preparar e melhorar o atendimento a crianças e adolescentes e suas famílias em Monte Mor. A adesão ao curso mostrou que existe por parte dos membros das entidades envolvidas, de forma individual e coletiva, uma grande preocupação em relação ao tema.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Elaine Ravi Brischi, é de suma importância que cada um entenda, dentro do processo do Fluxo de Atendimento, qual é o seu papel. Como lidar com cada situação, agir e saber como encaminhar para o próximo envolvido na Rede foi o objetivo dos dois dias de curso ministrados pelo professor Marcelo Nascimento. Quando cada um entende seu papel e trabalha da forma correta, o fluxo de atendimento atinge seu objetivo. Para a secretária, como o CRAS, o CREAS, a Casa da Criança e o Conselho Tutelar de Monte Mor estão seriamente envolvidos nesta questão, é certo que haverá melhorias não só no que diz respeito às crianças e adolescentes, mas também às mulheres que sofrem com a violência doméstica em Monte Mor, com o futuro projeto do CEAMO e a abertura de chamamento público para contratação de um serviço de acolhimento para as mulheres vítimas de violência.

Elaine Ravin Brischi encerrou com uma frase “dar um passo na direção desejada já é chegar”.

A rede se reunirá na próxima semana para que a partir de todas as diretrizes e conhecimento adquirido no curso, finalizem o fluxo e encaminhem ao Ministério Público local que acompanha todo o processo.

20/10/2021
Rede e fluxo de trabalho