10 JUN 2021
EDUCAÇÃO
Secretaria da Educação promove capacitação em noções básicas de primeiros socorros
Ação ocorre pela primeira vez na cidade em cumprimento às leis Federal e Municipal, conhecida como Lei Lucas.

A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria da Educação, realizou nesta quarta-feira, dia 9, pela primeira vez no município, capacitação em noções básicas de primeiros socorros para profissionais da rede municipal de ensino, em cumprimento às leis federal e municipal, conhecidas como Lei Lucas. Neste primeiro momento, a ação reuniu aproximadamente 90 merendeiras, que participaram em dois períodos, manhã e tarde, de duas palestras no Auditório do José Luiz Gomes Carneiro, localizado no Centro Esportivo Joaquim Baptista Alves, o “Joaquizão”.

Na próxima segunda-feira, dia 14, somente na parte da manhã, a mesma palestra será promovida para mais 47 profissionais da área educacional municipal. Entre eles, secretários de escola, oficiais escolares e assistente administrativos. Também está sendo programada a mesma atividade para professores, com data ainda a ser  definida pela Secretaria da Educação.

As capacitações desta quarta-feira, assim como serão as seguintes, são ministradas pelas instrutoras do Programa MDB (Multiplicadores do Bem) de SBU (Suporte Básico de Vida), Natália Verônica da Silva e Carla Roberta Empek, que são idealizadoras do “Projeto Mãos em Ação - Suas mãos podem salvar vidas”.

Segundo a instrutora Carla Empek, que também é bombeira civil, toda a palestra, com duração de duas horas, é baseada no protocolo da American Heart Association, que norteia as manobras da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Por meio de slides e demonstrações práticas, as instrutoras passam noções básicas do que fazer no caso de uma bebê ou criança engasgar, o que é comum ocorrer em unidades escolares, principalmente, durante o fornecimento da merenda.

MANOBRA DE HEIMLICH

O ponto principal da palestra do Projeto Mãos em Ação é a abordagem e demonstração, com a utilização de bonecas, da chamada Manobra de Heimlich. Trata-se de uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões. A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações. Veja mais detalhes no link https://www.tuasaude.com/manobra-de-heimlich/.

LEI LUCAS

É importante destacar que a promoção da capacitação para profissionais da rede municipal de ensino atende a uma sugestão da vereadora, Milziane Menezes (PSDB), que no mês de maio entregou em mãos para o prefeito, Edivaldo Brischi (PTB), um ofício solicitando o cumprimento da lei federal e municipal em Monte Mor. O chefe do executivo imediatamente solicitou ao secretário da Educação, Mario Franco, a realização da capacitação que poderá salvar a vida de muitas crianças que podem vir a ser vítimas de engasgo.

Conhecida como Lei Lucas, a Lei Federal 13.722, de 4 de outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Veja mais detalhes da lei no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm.

Já a Lei Municipal tem a numeração 2552/2018 e a é denominada Lei "Lucas Begalli Zamora". Veja mais informações no link https://sapl.montemor.sp.leg.br/norma/1903.