13 JUN 2024
Usina Móvel de RCC

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor participa de evento com início da operação da Usina Móvel de RCC que ajudará municípios a reciclar entulhos.

O evento aconteceu nesta terça-feira (11), em Hortolândia, marcando o início das operações do equipamento volante na cidade, a primeira da região a utilizar a estrutura que tem capacidade para triturar até 100 toneladas/dia de resíduos da construção civil.

O equipamento oferecerá às cidades da região do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas a oportunidade de reaproveitar uma grande parte dos resíduos gerados pela construção civil nos municípios da região: Monte Mor; Capivari; Elias Fausto; Hortolândia; Nova Odessa; Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré, que produzem juntas cerca de 1.500 toneladas de entulho por mês.

A Usina de RCC é composta por um caminhão conjugado a um equipamento móvel, de 10 metros de comprimento, que tritura restos da construção civil a exemplo de tijolos, concreto, telhas, azulejo, blocos cerâmicos, dentre outros. Moído, o material será transformado em pedriscos, que pode ser reutilizado na manutenção e recuperação de estradas rurais, na fabricação de passeios de praças, prédios públicos e pátios de escolas.  Além disso, a Usina Móvel também conta com um separador magnético, que agrega materiais como ferro, pregos e outros metais, para que eles possam ter outros destinos, como ser encaminhados e vendidos para cooperativas de reciclagem.

Além de todas essas vantagens, as laterais da carreta podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental com estudantes da rede pública de ensino.

A Usina funcionará em sistema de rodízio entre as sete cidades consorciadas. O critério para utilizar o equipamento é ter licença ambiental emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), além de local com portaria para o funcionamento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024