21 MAI 2024
Campanha Maio Laranja, Faça Bonito! Também está acontecendo em Monte Mor.

Em Monte Mor, assim como em todo país, os Conselhos Tutelares estão mobilizados com a campanha Maio Laranja, Faça Bonito!

Dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil pela Lei Federal 9.970/00, como forma de sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes contra estas formas de violência.

Esta data foi escolhida para conscientização, pois no dia 18 de maio de 1973, há 51 anos, a menina Araceli Crespo, de apenas oito anos, foi sequestrada, violentada e assassinada na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual e este caso não foi solucionado até hoje. Os Conselhos Tutelares de todo o país se mobilizam com a campanha Maio Laranja, Faça Bonito, construindo estratégias de divulgação do trabalho deste órgão público, nas escolas, com os alunos e seus responsáveis e com os profissionais de educação. Tem como objetivo esclarecer para toda a comunidade, que a proteção das crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos e que existe lei para ampará-los.

Aqui em Monte Mor, não está sendo diferente. O Conselho Tutelar da cidade, organizou uma semana dedicada a este trabalho de elucidação do tema.
Como exemplo, foi realizado o Evento Faça Bonito, na Escola Douglas Tomas de Moraes, no dia 17 de Maio, às 11 horas, quando as Conselheiras Tutelares fizeram uma explanação para os presentes, pais e funcionários, sobre esta data e sobre a campanha.

Puderam esclarecer quais as leis que garantem a proteção das crianças e adolescentes referente ao abuso sexual, bem como os demais abusos. A diretora Mônica Ramires Fernandes, disse que ficou surpresa com a ótima participação dos responsáveis e agradeceu pelas explicações dadas àqueles presentes, pois segundo ela, há muita falta de informação sobre a importância do Conselho Tutelar e dos direitos das Crianças e Adolescentes. Esteve presente também Luciana Cristina Correa, Professora Orientadora Pedagógica representando a Secretaria da Educação.

Uma das mães presentes, a sra Mariana Pereira de Andrade, mãe de 5 filhos, com idade entre 5 meses e 11 anos, afirmou que desconhecia a Campanha Mio Laranja, Faça Bonito e todos os direitos que foram explicadas no evento e também de como fazer as denúncias a respeito de qualquer tipo de abuso que as crianças ou adolescentes, possam estar passando ou vir a sofrer.

De igual modo, na segunda (20) foi a vez dos adolescentes assistidos pela OSC Novo dia e seus colaboradores, no Centro de Monte Mor. Foi esclarecido que o Conselho Tutelar não é “polícia de criança e adolescente”, que é um mito. Foram abordados temas como estupro de vulnerável, violência e formas de identifica-los.
Hoje (21), no mesmo local, haverá apresentação para outras turmas.

Em todos os eventos ligados à Campanha Maio Laranja e Faça Bonito, tem sido divulgado as formas de denúncia, seja pelo disque 100, através da GCM, numa Delegacia de Polícia Civil ou diretamente no Conselho Tutelar. O Conselho Tutelar de Monte Mor fica situado a Rua Dr. Carlos de Campos, 158 no centro da cidade. Telefone: (19) 38792314

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024