14 MAI 2024
Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal

Nesta segunda-feira (11), aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a primeira reunião de elaboração, qualificação e execução com relação a Lei concebida para o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal, o SIM, que compreende ainda a Coordenadoria Setorial e o Setor de Fiscalização.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, o SIM tem o intuito de garantir a qualidade dos produtos de origem animal e seus subprodutos no município, fortalecendo a proteção da saúde pública, com os serviços de inspeção.

O SIM tem como dever promover atividades de inspeção e fiscalização, com enfoque industrial e sanitário, de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, e ainda da verificação das condições higiênico-sanitárias das instalações, dos equipamentos e do funcionamento dos estabelecimentos, que atuem diretamente com produtos de origem animal, como abatedouros e frigoríficos, e da prática de higiene e dos hábitos higiênicos dos manipuladores de alimentos, entre outras atividades fiscalizatórias.

Ficou definida na ocasião uma próxima reunião, já marcada para a apresentação do plano de trabalho, cartilhas, selos e tabelas para orientação dos produtores, com o objetivo de promover uma ação educativa, orientando os produtores locais a se adequarem a condições mínimas para garantir uma produção certificada.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Claudinei Rodrigues, a assessora Priscila, a vereadora Andrea Garcia, servidores da VISA (Vigilância em Saúde), e dois produtores do município.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024