Conhecendo um pouco sobre as merendas das escolas Municipais de Monte Mor.
Estivemos na manhã desta quinta-feira, dia 25 de abril, na escola Maria Tonin, localizada no Jardim Panorama, em Monte Mor. Fomos conhecer um pouco sobre as merendas oferecidas. Normalmente, a comida das escolas é boa, mas fomos surpreendidos, estava maravilhosa!
A Diretora da Escola, Isabel Cristina Tavares Calil Canfur, diretora há dezoito anos na escola, recebeu nossa equipe com muita atenção e nos levou até o pátio, onde ficam as mesas para as refeições das crianças. A essa altura, já deu para sentir o cheirinho que emanava da cozinha… o almoço estava sendo preparado! Ela nos explicou que a escola oferece 4 refeições para as crianças que ficam no período integral: ao abrir os portões da escola, às 7 horas, já é servido café da manhã. Das 9 às 10 horas temos o lanche matutino, do meio dia às 13 horas o almoço, e às 15h30 o lanche da tarde.
A diretora nos explicou ainda que o cardápio é desenvolvido por nutricionistas, e que é seguido à risca pelas merendeiras, para oferecer refeições de qualidade e adequadas para a idade e desenvolvimento das crianças.
Na cozinha, fomos recepcionados pela Sra Valdivia Oliveira Sousa, conhecida carinhosamente por Diva, merendeira da escola há 11 anos, que nos apresentou a dispensa e a cozinha. A dispensa estava repleta de alimentos de variados tipos, desde o básico, como o arroz e o feijão, até as frutas e legumes, sem falar nas geladeiras, que tinham opções de carne. Há sempre fartura na escola, a dispensa é sempre cheia. Explicou também que muitas crianças chegam cedo na escola e vão direto tomar café da manhã, pois em casa, muitas vezes, não há sequer o pãozinho, e que ali na escola podem se alimentar antes mesmo de iniciar a aula. “Chegam cedo, me dão um abraço, dizem que estão com fome e perguntam o que tem hoje. Já tomam o café da manhã, porque afinal, com a barriguinha vazia, ninguém aprende. Fico muito feliz em ver as crianças se alimentando, com qualidade e com tanta variedade, porque na minha infância, não tive tantas opções”, complementou a Sra Diva.
Visitamos a cozinha e vimos como o almoço estava sendo preparado. Tudo muito organizado e limpo. As panelas já estavam com almoço praticamente pronto, aguardando a chegada das crianças, que logo adentraram o pátio. Rapidamente, as crianças já se posicionaram em fila, para receber o almoço. Todas saborearam e algumas até repetiram.
A nutricionista Ana Paula Meloni, responsável pela elaboração do cardápio das merendas escolares, completa que “a alimentação escolar é um componente fundamental da Educação do Município e tem como objetivo fornecer uma alimentação com qualidade nutricional e sanitária aos alunos matriculados nas Escolas Municipais. Diariamente as refeições são produzidas nas 32 unidades escolares, baseada em um cardápio balanceado e equilibrado nutricionalmente, de acordo com as necessidades de energia e nutrientes de cada faixa etária e respeitando as necessidades alimentares especiais.”
A alimentação oferecida nas escolas auxilia na aprendizagem e rendimento escolar dos alunos, favorece e promove o crescimento físico, além de formar hábitos alimentares saudáveis.
Realmente a hora da merenda das escolas municipais ainda é um momento especial para as crianças, principalmente quando encontram um cardápio tão variado, nutritivo e saboroso.