Com a ação deste sábado e domingo, dias 09 e 10 de março, já são aproximadamente 875 animais castrados, entre cães e gatos, machos e fêmeas.
A ação realizada por meio do Bem-Estar Animal de Monte Mor é o segundo mutirão realizado pela Prefeitura e, com as ações de castração realizadas pelo próprio Bem-Estar Animal, que contemplam famílias cadastradas no Bolsa Família e CadÚnico, tornam os números de castrações no município significativos, diminuindo uma demanda muito grande que existia em Monte Mor.
Segundo Nerivaldo Moura, médico veterinário, chefe de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores de Monte Mor, a ação de castração e microchipagem de animais domésticos (cães e gatos) realizado foi gratuito e liberado para a população mediante cadastro prévio divulgado anteriormente nas mídias digitais da Prefeitura, e aconteceu em um sábado e domingo para facilitar o comparecimento de todos.
O objetivo do mutirão é promover mais saúde e bem estar aos animais no município, incentivando uma posse responsável e também um controle populacional mais adequado, evitando, em caso de fuga ou perda do animal de estimação, que haja reprodução desses animais em situação de rua.
Para o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, a ação faz parte de uma antiga preocupação de sua gestão com a questão animal, que, desde a inauguração do Bem-Estar Animal, em outubro de 2023, prédio que fica no Parque do Café, tem dado uma atenção especial à questão. Desde muito tempo a causa animal foi esquecida em Monte Mor, agora não, estamos agindo, os mutirões de castração fazem parte deste objetivo, concluiu o Prefeito.
O Bem-Estar Animal de Monte Mor reforça aos inscritos e que estiveram no local, com animais que passaram pela castração, que as recomendações pós cirúrgicas devem ser seguidas de forma correta, para que não haja complicações aos animais.