O auditório do Centro Cultural Joaquinzão foi palco de mais uma grande apresentação teatral, com a peça “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala”.
O momento cultural de Monte Mor tem sido histórico em todas as formas do fazer cultural, da música ao teatro, da dança ao artesanato, do folclore ao contemporâneo. São muitas as apresentações locais, feitas por iniciativa e ações da Secretaria de Cultura e Turismo, e também recebidas de fora, das cidades vizinhas de Monte Mor, como no caso, a peça de teatro infantil “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala”, realizada pela Cia Kokelinha, do município de Campinas.
Com sucesso de público, a peça foi apresentada em Monte Mor, de forma gratuita, neste sábado, dia 04 de novembro. A peça, ambientada em reino africano, explora, de forma lúdica, a representatividade na realeza e outros temas como: ecologia, cultura popular e autoconhecimento. Tudo com muita música, já que “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala” é um musical.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Monte Mor, Marcelo Lírio, todas essas ações culturais no município, internas ou vindas de fora, são enriquecedoras para a cidade e para seus moradores, já que fomentam uma forma de saber e ver um mundo que pode ser diferente e, quando preciso, mudado pelas nossas ações. “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala” é um bom exemplo disso, uma releitura. Ainda para o secretário, tudo isso é reflexo de uma vontade política do prefeito Edivaldo Brischi, que tem valorizado e incentivado a cultura de forma muito positiva.
A peça conta uma história totalmente nova sobre uma princesa e um sapo falante, desta vez, muito diferente do que se vê normalmente, a história é ambientada em um reino africano, liderado e construído por mulheres. Isso dá à peça um foco no protagonismo feminino, negro e africano, buscando incentivar o público infantil a buscar mais representatividades de realeza, além de abordar temas que envolvem ecologia, história, cultura popular, autoconhecimento e o poder de se reinventar.
Ao longo do espetáculo, são executadas músicas autorais, além de uma cantiga de roda brasileira, também adaptada para a peça. O espetáculo "A Princesa Dara e o Sapo que Fala", produzido pela Cia Kokelinha, estreou em 2019 e, durante a pandemia, realizou uma temporada on-line. Em 2021, os bastidores do espetáculo deram origem a um documentário, que está disponível no canal da Cia Kokelinha no Youtube. Em 2023, contemplado pelo ProAC, o espetáculo iniciou uma turnê por cidades do interior do estado de São Paulo, chegando em Monte Mor neste final de semana.