Como representantes de Monte Mor, estiveram presentes no 11° Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas, a secretária Sandra Bruzon, acompanhada por equipe de coordenadores de educação da rede municipal de ensino.
O Fórum aconteceu entre os dias 03 e 05 de outubro, na cidade de Holambra, e contou com um público de aproximadamente 2.000 pessoas por dia, todos envolvidos com a educação em diversas cidades da região.
Organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC, através da Câmara Temática de Educação - CTE, e por intermédio da Agência Metropolitana de Campinas/SP - AGEMCAMP, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra, e Universidade Estadual de Campinas - Pró Reitoria de Extensão e Cultura - UNICAMP, o 11° Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas, teve neste ano de 2023 o tema “POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DA RMC - QUALIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO”, objetivando envolver profissionais da educação de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Segundo a secretária de Educação de Monte Mor, Sandra Bruzon, o objetivo do Fórum, e a educação municipal de Monte Mor não poderia ficar de fora de tudo isso, foi o de trazer discussões sobre inovações para a educação, de forma mais pontual para Educação Especial e Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ética, Escola e Cidadania. Todos temas com os quais Monte Mor tem uma grande preocupação. Neste sentido, estar no Fórum para aprender e trocar experiências com profissionais da área de outros municípios, é de grande importância para todos nós, da educação. A atual administração de Monte Mor, do prefeito Edivaldo Brischi, tem investido muito em Educação, já que essa era e ainda é uma das grandes prioridades da atual gestão.
O convite, recebido pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, foi estendido, pela rede municipal, para todos os envolvidos em educação em Monte Mor, para a rede estadual e particular. A Prefeitura também disponibilizou transporte para todos poderem participar do evento.
No primeiro dia de evento aconteceram as palestras “A garantia do direito à aprendizagem: a experiência de Sobral, com o secretário do Município de Sobral-CE, Herbert Lima; “Uma escola para todos: os desafios da diferença na educação”, com Maria Teresa Eglé Mantoan; e “A educação infantil no Brasil: trajetórias e desafios atuais”, com Maria Aparecida Guedes Monção.
Já o segundo dia de palestras contou com Oliver Lima, com a palestra “A criança como portadora do inédito”; Lucelmo Lacerda, que trabalhou o tema “Inclusão escolar baseada em práticas baseadas em evidências”; César Nunes, com “O direito à educação e a educação como direito,direitos de aprendizagem e o protagonismo da ação docente na produção da educação inclusiva”; Plínio Silvestrini, com “Educação Especial: entre teorias e práticas”; e, por fim, Clara Maria Silva, da Universidade de Florença, com a palestra “Evolução dos serviços de educação de Infância em Itália”.
No última dia do Fórum, os temas foram “A educação e os bons afetos”, com Fernando Moraes; “A nova educação”, com Leandro Karnal; “Os problemas de convivência e as violências nas Escolas”, com Telma Pileggi Vinha; e, por fim, “Educação afroreferenciada: movimentos de resistências, re-existências e encantamento tecido por vozes mulheres”, com Adilbênia Freire Machado.