29 JUN 2022
SAÚDE
Com mais de 5 mil atendimentos mensais, UPA João Brischi desafoga atendimento de urgência e emergência em Monte Mor

Entre atendimentos clínicos e pediátricos, a UPA, somente nos primeiros 5 meses de 2022, já efetuou atendimento a mais de 27 mil pessoas.

A Unidade, que está prestes a completar 9 meses de funcionamento, com atendimento 24 horas por dia, no bairro Jardim Paulista, entre atendimentos clínicos e pediátricos, somente nos primeiros 5 meses de 2022, atendeu mais de 27 mil pessoas, contribuindo para desafogar o serviço em urgência em Monte Mor, salvando vidas.

Com esses números, entre janeiro e maio deste ano, a UPA supera os 5 mil atendimentos mensais, clínicos e pediátricos. Tendo em consideração também que aproximadamente 70% da população que usa os serviços médicos no município são do Jardim Paulista e de seus arredores, é possível considerar que o ganho no atendimento em urgência e emergência foi significativo, já que toda essa população teria que se deslocar para o Pronto Socorro do Hospital Beneficente Sagrado Coração de Jesus, se não houvesse a UPA.

Para a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, todos da UPA e da Secretaria de Saúde estão empenhados em garantir eficiência e rapidez no atendimento, trazendo maior qualidade aos serviços em saúde prestados no município. As UPAs, unidades que realizam atendimentos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, também têm condições de prestar o primeiro atendimento para casos mais graves e, em seguida, encaminhar para hospitais. Em Monte Mor, isso não tem sido diferente, e a UPA do Jardim Paulista tem cumprido seu papel.

Segundo o prefeito Edivaldo Brischi, o compromisso da atual gestão é com as necessidades dos munícipes, buscando sanar ao máximo as demandas e os anseios da população de Monte Mor, especialmente na área de saúde, tão demandada nos últimos anos. Estamos numa procura incessante de nos aprimorar cada vez mais, para com isso atingir as expectativas e superá-las, concluiu o prefeito.

SOBRE A UNIDADE

Iniciadas em 2014, as obras da UPA foram concluídas apenas na gestão do prefeito Edivaldo Brischi, inaugurada oficialmente no dia 30 de setembro de 2021. Hoje, conta com um prédio de 1.300 metros de área construída, tendo quatro consultórios, uma sala de triagem, uma sala de emergência, uma sala de observação adulto, uma sala de observação infantil, uma sala de procedimentos, uma sala de inalação, uma sala de Raio X, duas salas de isolamento, uma sala de medicação, uma sala de coleta de exames laboratoriais, uma sala de conforto médico e uma sala de conforto da enfermagem.

A equipe de profissionais é formada por médicos clínicos, pediatras e enfermagem. E conta ainda com a Central de Ambulâncias, para, quando preciso, prestar serviços de socorro e transferência de pacientes.