28 MAR 2024
Artesanato em Monte Mor

Monte Mor celebra Dia do Artesão e a Semana Municipal do Artesanato com oficinas de artesanato.

Em celebração ao Dia do Artesão e a Semana Municipal do Artesanato em Monte Mor, a Secretaria de Cultura e Turismo em conjunto com o projeto desenvolvido através dos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo em Monte Mor, destinados aos fazedores de cultura do município, promoveu nesta semana, nos dias 25, 26 e 27 de março, oficinas de incentivo às práticas de artesanato, com coordenação da chefe de Cerimonial da pasta de Cultura, coordenadora dos artesãos do município e coordenadora dos projetos do setor e da Casa do Artesanato de Monte mor, Lua Luanda, e supervisão da professora, mestra e doutoranda, Lívia Sgarbosa, no Museu Municipal Elisabeth Aytai.

As atividades em Monte Mor relacionadas ao fomento das técnicas, tradições, reconhecimento do trabalho manual de profissionais locais, que ganharam um reforço significativo com as edições mensais da Feira das Artes, e a concepção da Casa do Artesanato, são reflexos do cumprimento à lei n° 2946 de 27/04/2022, apresentada na época pelo vereador professor Adriel e pela vereadora Andrea Garcia, que institui o Dia do Artesão e a Semana Municipal do Artesanato em Monte Mor, sempre no mês de março.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Monte Mor, Marcelo Lírio, o trabalho manual desenvolvido pelas artesãs e artesãos da cidade gera renda para muitas famílias, que têm seu sustento garantido a partir da produção, gestão e comercialização de seus produtos artísticos.

Ainda segundo o secretário Marcelo Lírio, a administração do Prefeito Edivaldo Brischi, através da Secretaria de Cultura e Turismo com o objetivo de proporcionar o máximo de serviços e benefícios para a população, se inteirou e executou todos os trâmites necessários para incluir Monte Mor na divisão do incentivo, e repassá-lo aos fazedores de cultura da cidade, que se inscreveram e participaram de cada etapa do processo.

As aulas da oficina de artesanato, aconteceram no espaço do Museu Municipal Elisabeth Aytai, e foram coordenadas pela chefe de Cerimonial da pasta de Cultura, Lua Luanda, supervisionadas pela formadora Lívia Sgarbosa, e contou ainda com a participação do vereador Professor Adriel, e da vereadora Andrea Garcia.

Os 48 projetos desenvolvidos e firmados em Monte Mor, através dos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, destinados aos fazedores de cultura do município, continuam sendo lançados, e tem previsão de fomentar mais de 150 ações culturais.