18 ABR 2024
Rota Turística: Centro Histórico de Monte Mor
Prefeitura de Monte Mor por meio da Secretaria de Cultura e Turismo fomenta Rota Turística do município.

Monte Mor é uma cidade que se destaca não apenas pela sua beleza natural e pela hospitalidade de seu povo, mas também por sua riqueza cultural e turística. Desenhando um itinerário para explorar sua fascinante história e vivenciar experiências enriquecedoras, a cidade abre suas portas para uma jornada única. É com esse objetivo que a Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu o Projeto ROTA EDUCATIVA HISTÓRICA TURÍSTICA.

A Diretora de Cultura do município ressalta a importância desse projeto, não só para que os moradores locais, mas também os visitantes, possam conhecer mais sobre a história da cidade e impulsionar o turismo local. Cada ponto turístico mencionado no projeto será identificado com uma placa indicativa e um QR Code que explica sua história e importância na cidade. Esta rota destaca os principais marcos históricos, culturais e naturais da cidade, os quais serão visitados pelo público guiado pelas idealizadoras do projeto, as historiadoras Lívia Sgarbosa e Luana Hara, proporcionando uma experiência enriquecedora aos turistas e residentes locais.

A Rota inaugural está marcada para o dia 09 de maio, com a participação dos alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos. O evento contará com a presença do Secretário de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, da Diretora da Cultura Amanda Caldeira e da Secretária de Educação Sandra Bruzon.

Os locais visitados incluem museus, igrejas, praças e escolas locais, cada um contribuindo para contar um pouco da história e identidade da cidade. Para os entusiastas de arte, história ou arquitetura, não deixem de explorar esses tesouros do Centro Histórico:

• Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio

• Escola Coronel Domingos Ferreira

• Praça dos Expedicionários

• Praça da Bandeira

• Igreja de São Benedito

• Museu Municipal Elisabeth Aytai

• Biblioteca Municipal José Maluf

• Prédios Históricos da Rua Dr. Carlos de Campos: Casa e Salão Paroquial, Igreja Luterana, Prédio do Batalhão da PM e Igreja Presbiteriana.

• Praça Coronel Domingos Ferreira com seus pontos importantes como a Casa do Sr. Nazário Eugênio Malaquias, Praça da Matriz, Praça Centenário, sem falar da antiga sede da Prefeitura

No material impresso que está sendo distribuído no Museu da Cidade, contém um panorama com os serviços públicos e principalmente um programa de formação cultural do Município. Além de conhecer os equipamentos da Cultura e Turismo::

• Pesqueiros

• Teatro

• Artesanato

• Capoeira

• Música

• Dança

Programação:

• Caminhada guiada quinta-feira, dia 09 de maio, com saída da Praça da Matriz às 19h30.

• Caminhada guiada sábado, dia 11 de maio, com saída da Praça da Matriz às 10 horas da manhã.

Para saber mais sobre O Projeto Rota Turística e sobre tudo o que a cidade oferece, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo, que fica no Centro Cultural Joaquinzão ou  pelo fone (19) 3879-2442 e no Instagram @culturaturismomontemor