18 ABR 2024
Como prevenir doenças respiratórias em crianças.
As crianças são mais vulneráveis a problemas respiratórios, por isso, criar ambientes saudáveis é fundamental na prevenção de doenças.

Nessa época do ano, a preocupação com as doenças respiratórias aumenta, e não é por acaso. É comum com a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica pela menor dispersão dos poluentes no ar. Por isso, é fundamental proteger as crianças das doenças respiratórias.

Doenças respiratórias são aquelas que acometem, desde o início do trato respiratório (nariz) passando por toda a via aérea, passando pela faringe, laringe, traqueia, até chegar ao pulmão.

É comum que bebês e crianças possam enfrentar esses problemas como resfriados e gripes, sinusite, rinite alérgica, otite, pneumonia, asma, entre outras, justamente por não terem o sistema imunológico bem desenvolvido.

Os principais sintomas das doenças respiratórias são a tosse, a secreção e a obstrução nasal, o mal-estar, além de dores no corpo, na cabeça e na garganta. Em alguns casos, pode até ter diarreia e vômitos, e a febre pode estar presente ou não.

As doenças respiratórias podem ir de um simples resfriado a uma pneumonia. Por isso, é preciso saber reconhecer os sinais de alarme que levam a um cansaço importante e falta de ar. Se a criança estiver resfriada ou gripada, com ou sem febre, mas apresentando esses sintomas, é preciso levá-la imediatamente ao médico
.
Quais as formas de prevenção de problemas respiratórios das crianças?

Qualidade do ar em casa

As doenças respiratórias são mais comuns nessa época do ano, porque com a chegada do frio faz com que as pessoas deixem os ambientes fechados, impedindo a circulação do ar, facilitando a propagação dos vírus.

A qualidade do ar dentro de casa desempenha um papel crucial na saúde respiratória das crianças. É importante garantir uma boa ventilação, evitando a acumulação de poluentes e alérgenos.

É muito importante manter uma boa circulação de ar abrindo janelas regularmente. Evitar o uso de produtos químicos tóxicos, como pesticidas ou produtos de limpeza com odores fortes.

Utilizar purificadores de ar para filtrar partículas nocivas e alérgenos presentes no ambiente.

Controle da umidade

A umidade excessiva pode levar  ao crescimento de mofo e ácaros, desencadeando alergias e problemas respiratórios. Por outro lado, ambientes muito secos podem irritar as vias respiratórias.

Para controlar a umidade:
  • Utilizar desumidificadores em áreas propensas à umidade excessiva.
  • Evitar o acúmulo de água parada e vazamentos, pois isso pode favorecer o crescimento de mofo.
  • Utilizar um umidificador quando o ar estiver muito seco, especialmente durante os meses de inverno.
Controle de alérgenos

A presença de alérgenos, como poeira, ácaros e pêlos de animais, pode desencadear reações alérgicas e agravar doenças respiratórias em crianças.

Algumas medidas para controlar alérgenos incluem:
  • Limpar regularmente a casa, especialmente áreas propensas a acumular poeira, como carpetes e cortinas.
  • Utilizar capas antialérgicas em colchões e travesseiros para proteger contra os ácaros.
  • Manter os animais de estimação fora dos quartos das crianças ou minimizar a exposição a pelos de animais, se houver alergia.
  • Evitar a exposição ao fumo.

Estimular a prática de hábitos saudáveis

Além das medidas ambientais, é importante incentivar hábitos saudáveis com as crianças para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças respiratórias:
  • Promover uma dieta equilibrada e rica em frutas e vegetais, fornecendo os nutrientes necessários para a saúde respiratória.
  • Estimular a prática regular de atividade física para fortalecer os pulmões e melhorar a capacidade respiratória.
  • Ensinar a higiene adequada, como lavar as mãos regularmente, para prevenir infecções respiratórias.

Outras orientações importantes se referem à hidratação nessa época do ano, a alimentação adequada, a manutenção de atividades físicas regulares, além do uso de roupas apropriadas. Evitar o choque térmico é muito importante.

A Secretaria  da Saúde de Monte Mor reforça  que é necessário acompanhar e manter o Calendário do Programa Nacional de Imunização em dia. Há vacinação contra gripe e outras doenças, que apresentam sintomas respiratórios de leves a graves. Lembramos que em casos leves, manter a criança em repouso, com antitérmicos já de seu uso cotidiano. Persistindo os sintomas em mais de 3 dias, leve ao atendimento de Postos de Atendimento, para não expor a criança a outras doenças em Pronto Socorros. Estes devem ser procurados apenas em casos de urgência e emergência, com sintomas graves, a fim de evitar exposição a outras contaminações.