VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS MUNICIPAL E ESTADUAL REALIZAM OPERAÇÃO CONJUNTA EM MONTE MOR

As Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual realizaram na noite de segunda-feira (27 de julho) uma ação conjunta de fiscalização em estabelecimentos comerciais de Monte Mor.

De acordo com a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Elaine Panzzani Silva, foram priorizadas as orientações e esclarecimentos aos comerciantes, funcionários e clientes sobre a importância da utilização das máscaras. “A operação durou cerca de quatro horas e cerca de 15 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. O objetivo central é conscientizar para fazer valer a lei em prol da saúde coletiva”, destacou a diretora.

Nesta primeira operação em conjunto apenas estabelecimentos da região central foram visitados. Na próxima semana uma nova fiscalização em conjunto será realizada e a meta é realizar na região dos bairros. “Visitamos apenas a região central e logo mais faremos a mesma ação nos bairros. É importante destacar que diariamente a equipe municipal esta nas ruas e vem realizando a fiscalização para que a lei possa ser empregada com êxito”, disse Elaine.

De acordo com a Lei Estadual, se um cliente for pego dentro do estabelecimento comercial sem o uso da máscara a multa é de R$ 5 mil para o comerciante permissivo e para o cliente desobediente 500,00.

“A ação desenvolvida em Monte Mor é uma rotina da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7) e o Grupo de Vigilância Sanitária (GVS-Campinas) acompanha nossas ações de fiscalização e orientação, por meio do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVISA). Ficamos felizes nesta ação porque avaliamos que existe um comprometimento dos comerciantes locais para o cumprimento das ações sanitárias e de higiene no combate ao novo coronavírus”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde.

Além da diretora municipal, os trabalhos contaram com a participação da diretora da VISA-GVS-Campinas Márcia Fante e da técnica responsável pela ação Carla Pompeo, ambas servidoras do Governo do Estado de São Paulo.