SECRETARIA DE ESPORTES ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS BANHISTAS FAZEREM O USO ADEQUADO DAS PISCINAS

A Secretaria Municipal de Esportes lançou nesta terça-feira (30 de outubro) um alerta aos banhistas sobre a importância de realizar o uso correto das piscinas para evitar o possível aparecimento de algas. Essa praga não é necessariamente nociva ao ser humano, mas cria condições para o desenvolvimento de bactérias que podem comprometer a saúde. Além disso, esses microrganismos afetam a estética da piscina, retirando sua beleza e tornado-a pouco convidativo para nadar.

As algas possuem um formato microscópico e se reproduzem com muita rapidez. Por serem transportadas pelo vestuário utilizado pelos banhistas, chuva e vento, não há uma forma de prevenir 100%, mas há situações que podem ser minimizadas. “Contamos com a colaboração dos banhistas, em especial no conjunto aquático do Jardim Paulista, local que estamos detectando maiores problemas. É importante que os banhistas usem roupas adequadas, como maiô, biquíni e sunga. Entrar com roupa na piscina é proibido e necessitamos da colaboração de todos. Além disso é proibido levar bebida e alimentos nas proximidades das piscinas. Se todos colaborarem o trabalho de manutenção e controle das algas será facilitado”, destacou o secretário municipal de Esportes Renato Almeida.

Para aumentar a conscientização a Secretaria de Esportes instalará dentro dos próximos dias painéis orientativos sobre a forma correta dos banhistas procederem na área das piscinas.

Por conta do mal uso, as piscinas do Jardim Paulista devem ser reabertas ao público apenas no próximo domingo (3 de novembro).