PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO JARDIM PANORAMA

A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (13 de dezembro) mais um Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti. Dessa vez, a ação foi desenvolvida no Jardim Panorama e contou com a colaboração de servidores municipais de Saúde e Meio Ambiente de forma intensiva para eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Os agentes comunitários de Saúde e de controle de endemias realizaram no bairro o trabalho “casa a casa” de remoção de criadouros e orientação aos moradores. “Os agentes conversaram com o morador, solicitou que todos objetos inservíveis fossem colocado na calçada para que o caminhão cata-treco pudesse recolher. Cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências e esse trabalho é importante para que possamos combater o Aedes de forma mais efetiva”, declarou a diretora de Vigilância em Saúde Elaine Panzzani Silva.

Durante o mutirão desta sexta-feira a prefeitura recolheu potes, frascos, latas, brinquedos velhos, panelas velhas, pneus, garrafas, peças de ferro, cerâmicas, lonas velhas, móveis e outros objetos que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito.

O trabalho foi acompanhado pela secretária municipal de Saúde Priscila Lauria Chacon e pela coordenadora de atenção básica Yohanna Albrecht Miranda. “É importante que a comunidade colabore e faça a sua parte, mantendo o quintal limpo, sem a presença de possíveis criadouros. Os ralos devem ser tampados. São ações simples e que fazem a diferença”, comentou a secretária.

O mutirão será intensificado no município, em especial por conta da chegada do período de chuvas. O clima quente e úmido favorece o desenvolvimento do mosquito.