HOSPITAL DE CAMPANHA DO IBIRAPUERA RECEBERÁ PACIENTES DA REGIÃO DE CAMPINAS

A partir desta desta semana, pacientes com sintomas da Covid-19 nas cidades da região de Campinas, incluindo Monte Mor, poderão ser transferidos para o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na capital paulista. A decisão foi anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo e se deve à alta taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região.

De acordo com informações do Governo do Estado, as vagas já passam a pertencer ao sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). A transferência de pacientes será feita por meio de ambulâncias, um custo menor do que desmontar o hospital na capital e remontá-lo na região de Campinas. Desde a semana passada, dois pacientes de Monte Mor já foram transferidos para a capital paulista e seguem internados.

Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi afirmou que a parceria também vai se dar em relação ao transporte dos pacientes, que ficará a cargo do sistema de transporte dos municípios. “Seguimos a lógica do Estado de não deixar nenhuma pessoa sem atendimento”, disse.

De acordo com os dados da Fundação Seade, a regional de saúde de Campinas acumula 26.821 casos do novo coronavírus, com uma variação semanal de 7,6%. São 1.037 mortes, com variação -0,6%.

Atualmente a taxa de ocupação de UTIs na região é de 81%. No estado, a taxa de ocupação das UTIs é de 64,5%. Segundo o governador João Doria, desde o início da pandemia, 662 novos leitos de terapia intensiva foram criados na regional de saúde de Campinas, que abrange 42 municípios. Em todo o estado, esse número passou de 3,6 mil para 8,1 mil leitos de UTI.

O coordenador executivo do Centro de Contingência Covid-19, João Gabbardo, ressaltou que o Hospital de Campanha do Ibirapuera tem a capacidade para receber os pacientes que ainda estiverem em uma fase precoce da doença, podendo ser atendidos na enfermaria e ter uma recuperação mais rápida.