BUTANTAN FAZ TESTE RÁPIDO PARA COVID-19 NO ASILO DE MONTE MOR E RESULTADOS FARÃO PARTE DE PESQUISA EM BUSCA DA VACINA

A Prefeitura de Monte Mor, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e com apoio da Guarda Civil Municipal, acompanhou nesta sexta-feira (19 de junho) a equipe do Instituto Butantan na Associação Asilo de Monte Mor. A visita, solicitada pela coordenação do Asilo, contou com a realização de testes para COVID-19 em todos os funcionários e idosos do local. No total, 62 pessoas foram testadas.

“A nossa Secretaria Municipal de Saúde foi acionada e nossa equipe da Vigilância em Saúde veio até o Asilo para que possamos acompanhar o trabalho que é muito importante. O Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa da América Latina e sem dúvida Monte Mor passa a fazer parte dessa história no enfrentamento contra a COVID-19”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde Elaine Panzzani Silva.

A ação realizada contou com testes rápidos feitos por tecnologia 100% nacional. A indústria que fabrica o teste é brasileira e as amostras são enviadas, on line, para o laboratório que fica em Curitiba.

A coleta de sangue é realizada por uma pequena amostra, que é enviada ao laboratório por meio do QR Code do Sistema. Seu diferencial é que o sistema envia os resultados da amostra para uma equipe de biomédicos que faz uma avaliação simultânea dos dados coletados pela mostra.

De acordo com a técnica de coleta Rosângela Soares Lopes, o teste rápido realizado no Asilo tem um grande grau de confiabilidade e o resultado é repassado em apenas 20 minutos por meio de mensagem SMS no celular. “O teste mede o IGm, que detecta se a pessoa está contaminado neste momento. Passado 14 dias o corpo cria anticorpos que são detectados pelo IGg. O grau de confiabilidade é de 98% no IGm e de 92% no IGg”, explicou.

A coleta de amostras integra uma campanha de triagem epidemiológica realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, que já testou forças de segurança, presidiários e asilos. Todos os resultados são estudados pelo Instituto Butantã, maior fornecedor imunobiológico do Brasil, em busca de uma vacina contra o novo coronavírus.