15 DEZ 2023
DEFESA CIVIL
Áreas de risco mapeadas

Monte Mor obtém mapeamento de áreas de risco para reforçar ações.

Nesta quinta-feira (14), representando o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o secretário de Defesa Civil, Vanduir Prado Moitinho, junto com o secretário de Segurança, Adriano Vieira Serra, receberam o mapa de áreas de riscos do município de Monte Mor feito neste ano pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, em evento que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira.

O documento de mapeamento desenvolvido pelo IPT contribui com o monitoramento das áreas com risco de inundações em Monte Mor, assim como para traçar metas de atuação do estado em conjunto com o município, buscando soluções aos riscos sofridos pela população destes locais.

Segundo o secretário de Defesa Civil de Monte Mor, Vanduir Prado Moitinho, o mapa é de grande importância, pois serve de base para que o município tenha todo o suporte necessário do Estado, inclusive de forma preventiva. “Buscamos de todas as formas apoio para essa demanda tão necessária em Monte Mor, e uma grande preocupação do prefeito Edivaldo Brischi, que é assegurar o bem-estar e a segurança da população. Agradecemos ainda ao governo do Estado pela cooperação e colaboração com essa ferramenta que chega para agregar e fortalecer mais nossos serviços ”, mencionou o secretário Vanduir.

O documento identifica as áreas do território municipal em situação de perigo, perda ou dano ao homem e suas propriedades. Seu propósito é fornecer subsídios ao Poder Público Municipal, indicando áreas prioritárias para a implementação de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Este é um passo crucial para evitar desastres, minimizar impactos na população e promover o retorno à normalidade social, econômica e ambiental.

Para mais informações, o documento também está disponível no site da Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do link:

Durante a ocasião de entrega ocorreu também no evento o lançamento da campanha SP Sempre Alerta, que reforça o monitoramento e o enfrentamento das equipes nesta época de chuvas do Governo do Estado.