O espetáculo inspirado no humor caipira de Mazzaropi, Barnabé e Casquinha, SEU PINTO NÃO MORREU, teve duas apresentações nesta sexta-feira (25) no Centro Cultural Joaquinzão.
As apresentações da peça teatral realizada por intermédio do ProAC ICMS, a temporada do projeto, de realização de Chico Pepeu Produções Artísticas, tem 26 apresentações espalhadas por 13 cidades do interior de São Paulo, entre as quais Hortolândia, Artur Nogueira, Rio das Pedras, Rafard, Águas da Prata, São Simão, Caraguatatuba, Nova Odessa, Cabreúva, Itirapina, Cordeirópolis, Americana e Monte Mor, onde duas apresentações aconteceram nesta sexta, às 10 e as 14 horas, com público variado.
O projeto tem apoio da Prefeitura de Monte Mor, por meio da Diretoria de Cultura e Turismo, e faz parte do projeto circense itinerante Circo-Teatro: eu fui. Para Marcelo Lírio, diretor de Cultura municipal, o projeto é mais uma forma de fomento da cultura que a cidade recebe. O diretor lembra que cultura é mais do que entretenimento, é também investimento econômico, o que é muito bem entendido pela atual administração de Monte Mor, especialmente pelo prefeito Edivaldo Brischi, que tem não apenas incentivado, mas também dado condições para que a cultura de Monte Mor se fortaleça cada vez mais.
As apresentações contaram com a presença de integrantes da terceira idade de Monte Mor e também de integrantes do CRAS centro e CRAS paulista. Também assistiu o espetáculo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, Marcos Francisco Fonseca Molina.
SOBRE O ESPETÁCULO
Em resumo, o espetáculo narra a história de um pai ciumento, o Tonico, que precisa conviver com o desabrochar da juventude de sua filha, a Rosinha, que está de namorico com o Nénzinho. “Machista ao extremo, o pai busca controlar todos os passos da filha, mas percebe que está sendo passado para trás. Antes disso, o casal prega diversas peças que o deixa de cabelos em pé e bastante enfurecido. O resultado? Muita confusão em cena”, destaca o diretor, que contracena ao lado dos jovens atores Pedro França (Nénzinho) e Priscila Martins (Rosinha).
Para trazer o sabor circense à cena, o ator Chico Pepeu, que também assina a direção da montagem, adaptou um espetáculo tradicional do circo-teatro (fenômeno teatral das décadas de 1930 a 1980). É a comédia Seu Pinto Não Morreu.