04 MAI 2023
Mais segurança nas escolas de Monte Mor

Mais quatro AVCBs (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) foram finalizados e entregues para unidades escolares municipais de Monte Mor proporcionando mais segurança para alunos e profissionais da educação.

Na última quinta-feira, dia 27 de abril, foram entregues mais quatro AVCBs “Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros” nas Escolas Municipais “Dorothéa Bauer de Luccas”, “José Gonzaga Ribeiro”, “Flávia de Paula Bauer” e “Profª Lúcia Marine de Paula”.

A entrega contou com a presença das professoras Márcia Zuin de Almeida, e Valdete Aparecida Roberto Lourenço, e das coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, as escolas do Sistema Municipal de Ensino de Monte Mor, desde o ano de 2022 vem passando por adequações para implantação do “Projeto de AVCBs nas Escolas” e a atual administração do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, tem como prioridade a segurança dos alunos e de todos os profissionais que atuam nas escolas municipais.

Ainda segundo a secretária, ao todo são 32 escolas que estão passando ou passarão por melhorias e adaptações, sendo que em nove o trabalho foi concluído e já receberam o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Essa é mais uma ação que a atual gestão do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, tem como prioridade, garantindo assim ainda mais segurança para a comunidade escolar, mencionou Sandra.

As demais escolas municipais que ainda não possuem o certificado, estão com projetos de adequações estruturais em desenvolvimento, para que, com os ajustes, também possam receber a certificação, de prevenção contra incêndio.

O AVCB é o certificado que qualifica a edificação, confirmando que ela cumpre as exigências e as condições necessárias, como de segurança contra incêndio e pânico previstas na legislação, entre outras especificações. Para a obtenção do AVCB algumas adequações são necessárias tais como: colocação de placas de sinalização para saídas de emergência, suportes e extintores, gás, luzes de emergência, rotas de fuga, treinamento de brigada entre outros equipamentos apropriados para o combate a incêndios, visto que as exigências de adequação levam em conta o tamanho da escola e a quantidade de alunos que cada uma atende.