20 ABR 2023
SAÚDE
Programa +Saúde Vascular intensifica análise clínica e começa a realizar exames de patologia vascular em grande escala no município

Com o objetivo de atender demandas reprimidas e em fila de espera, a Secretaria de Saúde de Monte Mor começou nesta semana, a partir do programa + Saúde, um impulsionamento nos exames de doppler venoso.

O programa +Saúde, que está em Monte Mor desde meados de 2022, com atendimentos relacionados a patologias oftalmológicas, até o último dia 11 de abril, já havia realizado mais de 2.000 cirurgias de catarata, além das mais de 1.600 pessoas, que receberam o acolhimento, porém não tiveram indicação cirúrgica, começou nesta semana com atendimento em questões de saúde vascular.

Diferente das consultas de patologias oftalmológicas, o atendimento agora, segundo a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, não está sendo feito por livre demanda, com acolhimento direto na unidade móvel, como era na patologia oftalmológica, alocada na UPA João Brischi, no Jardim Paulista. Mas apenas por encaminhamento e indicação médica feito previamente a partir das unidades de saúde do município, já que o objetivo é sanar os atendimentos e exames que estão em espera em Monte Mor.

Ainda segundo a secretária de Saúde, todos os pacientes que tiverem pedidos de doppler venoso em andamento junto a Saúde Municipal, podem procurar a unidade de Saúde mais próxima, ou a unidade onde foi realizado o pedido, para programar o agendamento do exame. Os pacientes não precisam esperar que a Secretaria entre em contato, se existe a indicação médica para o doppler venoso em aberto, o agendamento pode ser feito, e tem previsão de ser realizado o mais breve possível, afirmou Eliane.

Até o momento, na primeira semana do programa, seguindo a agenda de regulação, os pacientes que estavam aguardando exames de doppler venoso, começaram a receber o atendimento, contactados pela Secretaria de Saúde a partir da lista informada pelas unidades de saúde.

O objetivo agora é cuidar da saúde vascular na rede pública de saúde de Monte Mor, a partir da demanda que vinha sendo solicitada pela população e também pela importância que a saúde vascular possui, já que trata de algo que é vital para o bom funcionamento do nosso organismo: coração, artérias e veias.

Se você já agendou, ou ainda reagendou seu exame junto a Secretaria de Saúde, para uma data mais próxima, não deixe de comparecer na data, horário e local marcado, para realizar seu exame de doppler venoso. O não comparecimento prejudica a eficiência dos trabalhos e dos atendimentos, aos pacientes de forma geral.

Para mais informações sobre o assunto, a Secretaria de Saúde de Monte Mor possui o telefone e whatsapp 19.3979-7070.