Com a presença de Antônio Tenório, maior atleta paralímpico do judô brasileiro, 80 atletas de diversas idades e categorias recebem nova faixa de graduação no judô.
A cerimônia, que aconteceu neste domingo, dia 02 de abril, no auditório do Centro Cultural Joaquinzão, tornou-se histórica para o judô de Monte Mor e, de forma geral, também para o esporte no município, já que, apesar de ser apenas uma modalidade, o judô passa a servir de exemplo, inspiração e incentivo para outras modalidades, tanto para atletas quanto para promovedores de outros esportes.
A noite esteve recheada de emoção, de sentimentos de orgulho por parte de atletas, professores, tutores e pais, e também de muito aprendizado. Pois, além da graduação, todos puderam ouvir de profissionais e atletas de sucesso do judô nacional, histórias e conselhos sobre o caminho esportivo e profissional da categoria, tudo em roda de conversa intermediada pelo diretor de Esportes de Monte Mor, Davi Leandro dos Santos, que também é altamente graduado no judô, professor e coordenador de projeto social que envolve a categoria.
O diretor de esportes de Monte Mor, Davi Leandro dos Santos, na ocasião, além de homenageado por ser um dos grandes responsáveis pela história do judô em Monte Mor, recebeu certificado de árbitro internacional de judô, passando, a partir de agora, a ser árbitro categoria C credenciado pela International Confederation of Social Judo. Na ocasião, Davi Leandro, agradecido pela certificação, lembrou um pouco da história do judô no município, da importância do incentivo e apoio oferecido pelo poder público, e também do como o esporte é importante na vida de muitas pessoas, o esporte é transformador. Por fim, estendeu a gratidão aos seus alunos e aos pais, que estão e são sempre presentes na vida de todos esses pequenos e promissores atletas de Monte Mor.
Na ocasião, o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, com informação conhecida por poucos, revelou que já praticou judô no final da década de 90, afirmando a importância do esporte na vida de todos, o verdadeiro esporte, que transforma a vida, a história e também o comportamento de seus praticantes. Aos alunos que seriam graduados, falou daquilo que faz toda a diferença na prática esportiva e também na vida: oportunidade, talento e dedicação.
Antônio Tenório, a grande estrela da noite, judoca renomado e com inúmeras vitórias pela categoria, nacionais e internacionais, atleta paralímpico brasileiro referência em todo o mundo, falou de sua história, de sua superação como pessoa e como atleta, especialmente quando perdeu a visão, da luta e das vitórias nos tatames e também na vida, e também do como o judô mudou sua vida, dando a ele motivação e força para seguir sempre em frente.
História semelhante para Wellington Vieira Pereira, atleta de Monte Mor, bacharel e licenciado em Educação Física pela UNICAMP e MBA em Health Tech - FIAP, com experiência em gestão esportiva e escolar na área fitness e em Educação Física Escolar, que atua também como professor de Judô e Lutas, inspiração também para todos os pequenos judocas em formação no município; e também para Janser Lourimer Novais Alves, especialista em judô paralímpico, professor, treinador e diretor nacional de arbitragem na confederação brasileiras de ligas de judô. Ambos puderam contar suas histórias, falar do como o judô se tornou parte de suas vidas, do como o esporte tornou ou transformou suas histórias, conduzindo-os até o que são hoje.
Por fim, aconteceu a graduação.
AUTORIDADES PRESENTES
Na ocasião também estiveram presentes o secretário de Esportes de Monte Mor, João Victor Muro, que agradeceu a todos pela presença, especialmente aos pais, grandes responsáveis e incentivadores por esses jovens atletas do município, falando também da importância do esporte na vida da cidade. Também esteve presente o secretário de Esportes de Elias Fausto, Adriano Luko; o secretário de Defesa Civil de Monte Mor, Phablo Clemente; o secretário de Segurança, Anderson Palmieri, que também foi graduado na ocasião; e o vereador Professor Adriel.