28 MAR 2023
ZOONOSE
Controle de Zoonoses intensifica prevenção após morcego testar positivo para raiva no município

Setor de Controle de Zoonoses de Monte Mor realiza ação casa a casa nas proximidades da residência onde o animal foi retirado, com orientação sobre cuidados e sobre a importância da vacinação antirrábica em cães e gatos domésticos.

A Secretaria de Saúde de Monte Mor, através do Setor de Controle de Zoonoses, alerta a população para os riscos oferecidos por morcegos na região, inclusive no município. Um morcego capturado pelo departamento de Saúde no final do mês de fevereiro, no quintal de uma moradora do bairro Parque Bela Vista, em Monte Mor, foi enviado ao Instituto Pasteur, em São Paulo, para investigação, e no último dia 22 de março, o exame do animal testou positivo para raiva.

Assim, a Prefeitura de Monte Mor, por meio do Controle de Zoonoses, esteve no bairro onde o animal, que testou positivo para raiva, foi encontrado, e realizou orientações casa a casa, conversando com os munícipes próximos ao local onde foi coletado o morcego.

A equipe de Saúde avaliou o grau de arborização do local, anotou as queixas dos moradores sobre a presença de quirópteros (morcegos) nas proximidades e a existência de pessoas ou animais contactantes (que entraram em contato) de morcegos.

Nesta terça-feira (28), as equipes do Setor de Controle de Zoonoses, retornaram ao Parque Bela Vista, para mais uma ação casa a casa, onde ocorreu a vacinação antirrábica de cerca de 50 animais, cães e gatos de proprietários que receberam a orientação prévia da equipe.

Segundo a secretária de Saúde, Eliane Piai, é de extrema importância que as pessoas levem seus animais, cães e gatos, para tomar a vacina antirrábica e que, além de ficarem o mais longe possível de morcegos que possam aparecer próximos a sua casa, notifiquem com urgência o Centro de Zoonoses, caso algum animal desta espécie adentre sua residência. Tivemos outro caso positivo de raiva em morcego na região, em outra cidade próxima, precisamos ficar atentos e manter a vacina antirrábica anual em dia, ressalta a secretária.

Desde 2018, o governo de São Paulo adotou um novo modelo de vacinação contra a raiva em cães e gatos, com vacinação antirrábica de rotina, que é seguido pelo município. O método antigo, de postos volantes que ficavam nos bairros, não é mais aplicado, mas Monte Mor dispõe de um posto fixo de vacinação o ano todo por meio de agendamento, que fica no Centro de Controle de Zoonoses, na Praça Coronel Domingos Ferreira, 41, centro, além de serem realizadas vacinação antirrábica pela equipe do Controle de Zoonoses em pontos fixos nos bairros, em datas específicas e mediante agendamento.

A VACINAÇÃO ANUAL DE CÃES E GATOS CONTINUA SENDO NECESSÁRIA E PRECISA

Importante!!! A raiva é transmitida pela mordida, arranhões do animal, mas o simples fato de pegar morcegos com as mãos sem devida proteção também oferece risco.

NUNCA TENTE CAPTURAR MORCEGOS.
A RAIVA É UMA DOENÇA LETAL para humanos e animais mamíferos.

RECOMENDAÇÕES GERAIS:

- Caso um morcego entre na sua casa ou se encontre caído no chão, jamais toque nele. Entre em contato com o Setor de Controle de Zoonoses e afaste crianças e animais.

- Não manipule morcegos, vivos ou mortos. A captura deve ser feita por profissional competente para isso.

- Em caso de contato com morcego, procure a unidade de saúde mais próxima com urgência e informe o ocorrido.

A Prefeitura de Monte Mor reforça:

- Nunca coloque as mãos, ou encoste em morcegos.

- Não deixe de vacinar seus animais.

- A notificação por parte da população sobre morcegos caídos nas residências é imprescindível para o desenvolvimento das ações, por parte do Controle de Zoonoses que pode, desta forma, capturar o animal e executar todas as medidas necessárias.

Para mais informações, sobre agendamento de vacinação antirrábica e/ou notificar o Controle de Zoonoses sobre casos deste tipo, o departamento fica na Praça Coronel Domingos Ferreira, 41, centro de Monte Mor.

Secretaria de Saúde de Monte Mor, telefone - 19.3979-7070.