10 MAR 2023
SAÚDE
Secretária de Saúde, Eliane Piai, concede entrevista, para discutir assuntos sobre a Saúde do município, à rádio Prima FM

Secretária de Saúde faz alerta sobre a importância da vacinação em participação no programa Show da Cidade, da emissora local RTV (Rádio e TV Prima).

Nesta sexta-feira (10), a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai,  participou do programa Show da Cidade, da emissora local RTV (Rádio e TV Prima), acompanhada pelas enfermeiras, a responsável pela assistência e orientação da cobertura vacinal no município, Osmarina Aparecida de Almeida Saunite, e pela coordenadora do departamento de Vigilância Sanitária de Monte Mor, Suellen Basso de Lima, para destacar importantes assuntos referentes à Saúde na cidade.

A enfermeira responsável pela cobertura vacinal em Monte Mor, Osmarina Saunite, mencionou que a vacina bivalente contra covid-19, já está sendo ministrada no município, para pessoas com 60 anos ou mais, e também para pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI's) a partir de 12 anos, que estejam abrigados, bem como os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos a partir de 12 anos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Para tomar a vacina bivalente, além de estar dentro do grupo mencionado, liberados para receber a vacina na primeira fase, é ainda preciso ter completado o ciclo vacinal de no mínimo 2 doses, sendo que a última dose precisa ter sido tomada há mais de 4 meses.

Durante a entrevista, a secretária de Saúde, Eliane Piai, destacou a importância das pessoas se vacinarem, afirmando que as vacinas salvam vidas, e ainda elencou  outros assuntos, como as mudanças de endereço dos departamentos que prestam serviços de saúde no município, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), a Vigilância em Saúde (VISA), o Almoxarifado de Materiais Hospitalares e de Medicamentos, e Farmácia Saúde Mental e Farmácia do Componente Especializado (Alto Custo), passam a atender em novos endereços, todos na região central da cidade, para facilitar o acesso aos serviços prestados aos munícipes.

As mudanças de endereços das unidades fazem parte do projeto do poder executivo de tornar os serviços de saúde mais acessíveis, de uma maneira mais prática e rápida, sendo possível se deslocar para um único bairro e ter a circulação próxima a todos eles. É também uma forma de melhorar a segurança no armazenamento do material e dos remédios, principalmente, já que os espaços escolhidos para atender cada departamento estão sendo adaptados, montados e organizados de forma a atender cada especificidade, bem como dar melhor condição de trabalho aos servidores e um melhor acolhimentos aos munícipes.

Segundo a coordenadora do departamento de Vigilância Sanitária de Monte Mor, Suellen Basso de Lima, em relação ao combate ao mosquito da dengue, partir deste primeiro semestre de 2023, uma parceria entre a Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde com a CPFL Paulista, acontece com o objetivo de reforçar junto à população as ações preventivas. Temos feito visitas casa a casa pelas equipes, com ações como a que aconteceu nesta quinta-feira (09), no Parque Bela Vista, onde os agentes vão e identificam os focos e fazem as orientações necessárias, disse a coordenadora.

Foi mencionado também o Programa Mais Saúde, promovido pela Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde, realizando avaliações de patologias oftalmológicas desde o dia 07 de novembro de 2022, já promoveu até esta quinta-feira (09), mais de 1.500 cirurgias de catarata.

A secretária de Saúde, Eliane Piai, encerrou a entrevista agradecendo todo o apoio de todas as equipes, em todos os departamentos de Saúde, inclusive ao Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, pela parceria de sempre.