03 MAR 2023
Inédito Guia Turístico “Monte Mor Cidade dos Pesqueiros” é lançado

Lançamentos da diretoria de Cultura e Turismo de Monte marcam o início das comemorações do aniversário de 152 anos de Monte Mor.

Nesta quinta-feira (03), a Prefeitura de Monte Mor, por meio da diretoria de Cultura e Turismo, lançou oficialmente o muito esperado Guia Turístico “Monte Mor Cidade dos Pesqueiros”, em uma noite cheia de apresentações muito especiais. O Prefeito de Monte Mor, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama, Elaine Ravin Brischi, participou do lançamento de grande importância para o desenvolvimento cultural e turístico, que fomenta o avanço da economia do município. A cerimônia realizada no Centro Cultural Joaquinzão, contou ainda com a presença do Prefeito de Nova Odessa, Leitinho.

O  evento marcou o início das comemorações do aniversário de 152 anos de Monte Mor, trazendo ainda a exibição do vídeo “Cuscuz Montemorense, Patrimônio Cultural e Imaterial da Nossa Terra”, evidenciando a forte tradição da culinária local.

Segundo o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, os serviços desenvolvidos pelo departamento de Cultura e Turismo do município agregam muito valor em diversas áreas, em economia, educação, capacitação, entre muitas outras. Nosso trabalho é levar aos moradores de Monte Mor, melhorias e avanços, que estamos trabalhando constantemente para alcançar.

Para os diretores de Cultura, Marcelo Lírio, e de Turismo, Ronaldo Corrêa, representantes do departamento,  o objetivo é movimentar, incentivar e  impulsionar Monte Mor, ao máximo. Segundo Marcelo Lírio, os trabalhos têm o intuito de fazer com que a população usufrua de sua cultura de direito, em todos os âmbitos em que ela possa alcançar. Para Ronaldo Corrêa, Monte Mor é muito rica em locais turísticos de valor, uma comunidade de gente valorosa, que merece ser vista por toda a região, como atrativa, e mais ainda, reconhecida.

A ocasião contou ainda com o grande lançamento do Concurso Gastronômico “Receitas da Nossa Gente”, que já está com inscrições abertas, para que todos possam compartilhar aquela receita caseira própria deliciosa, cheia de amor e dando prêmios em dinheiro, através dos patrocinadores do concurso, aos três finalistas.

O cadastro de formação do Guia Gastronômico de Monte Mor, foi oficialmente aberto, para que a população muito em breve, tanto local, quanto regional passem a ter em mãos uma direção, com orientação sobre os pontos culinários do município, que marcam pelo paladar, com aquele gostinho de quero mais.

Estiveram presentes ainda no evento o chefe de gabinete, Ricardo Bizetto; O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Ross Matheus; o secretário de Esportes, João Muro; o procurador do município, Dr Mario Cezar Franco Júnior; o diretor de Esportes, Davi Leandro, a vereadora Andrea Garcia (PTB); o vereador Alexandre Pinheiro (PTB); a vereadora Camilla Hellen (Republicanos); o vereador Pavão (MDB); e o vereador e professor Adriel (PT).

Além de representantes da Secretaria de Cultura de Cosmópolis, Cleusa Trevisan e Mateus Sepine; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação de Hortolândia, o gerente de Desenvolvimento, Geraldo Amarante da Costa; o agente de Turismo, Oséas de Jesus; e também da secretária de Cultura e Turismo, de Elias Fausto, Andreza Ramos, que também representou a região turística Bem Viver, sendo ela uma das interlocutoras regionais, da qual Monte Mor passou a integrar no ano de 2022, após esforços do departamento municipal de cultura e turismo, e a presença de conselheiros do COMTUR  (Conselho Municipal de Turismo).