01 MAR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Representantes do executivo de Monte Mor participam de encontro sobre segurança pública

Reunião da Segurança Pública do Estado de São Paulo, na cidade de Piracicaba trata com representantes dos municípios da região, entre eles Monte Mor, sobre a importância do estabelecimento de uma política pública feita em conjunto.

O prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pelo secretário de Segurança de Monte Mor, Anderson Palmieri; pelo secretário de Defesa Civil, Phablo Clemente; pelo secretário de Assuntos Metropolitanos e Relações Institucionais, Dejan Garcia; pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Adriano Vieira Serra, e pelo subcomandante José Rogério Leite, nesta terça-feira (28), esteve no município de Piracicaba, para um encontro da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O encontro aconteceu no espaço da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), e contou com a presença de várias autoridades de municípios da região, com o objetivo de celebrar acordos de convênios entre as administrações municipais e suas secretarias de segurança. A intenção, tanto do governo do estado quanto das prefeituras, é a de estabelecer uma ação que possa ser conjunto na prevenção de infrações administrativas e penais.

Segundo o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, encontros como os desta terça-feira, são importantes no estabelecimento e fortalecimento do diálogo entre os municípios e o governo do Estado de São Paulo. No ambiente da segurança pública, mais ainda, já que o crime de grande complexidade é organizado e está ramificado em todo o estado, sem distinção entre cidades grandes, médias ou pequenas.

Já para o secretário de Segurança, Anderson Palmieri, Monte Mor é uma cidade que, apesar de pequena, possui uma relação entre municípios bem maiores, como Hortolândia, Sumaré e Campinas, já que faz divisa com todos eles, o que acaba trazendo uma demanda em segurança para o município muito maior e muito mais complicada do que para cidades do mesmo porte situados em áreas de menor densidade demográfica.

A segurança, segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Adriano Vieira Serra, em uma região como a RMC, que também é muito próxima da região metropolitana da capital, precisa ser pensada, organizada e gerida de forma conjunta, em constante diálogo entre as forças de segurança e a gestão de segurança do estado e dos municípios.

No encontro, as conversas, além da clara compreensão sobre a necessidade de cooperação, diálogo e ação conjunta, também se deram sobre equipamento, pessoal, tecnologia e inteligência. Segurança, em um estado como o de São Paulo, com uma grande densidade demográfica e de um crime não apenas ordinário, mas também organizado e complexo, precisa ser discutido da forma como se deu neste encontro. O diálogo entre estado e municípios, bem como entre os municípios, especialmente os de fronteira, mostrou-se indispensável.

Estiveram presentes na ocasião, o Coronel Fante, o Coronel Walmir, o Coronel Cerqueira e o Prefeito de Nova Odessa, Leitinho, entre outras autoridades municipais.