23 FEV 2023
SAÚDE
Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde em parceria com a CPFL Paulista fomenta conscientização sobre cuidados contra a dengue para a população

Ações de combate passam a ganhar reforço neste primeiro semestre de 2023 em Monte Mor, com a distribuição por agentes da concessionária, junto a conta de energia, de panfletos sobre a doença e como ajudar a evitá-la.

A partir deste primeiro semestre de 2023, uma parceria entre a Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde com a CPFL Paulista, acontece com o objetivo de reforçar junto à população as ações de combate à dengue.

Os profissionais que fazem a leitura do consumo de energia e entregam as contas farão também a entrega de panfletos educativos. O foco é conscientizar as famílias sobre as medidas que devem ser adotadas em casa para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2022 em função da doença foram registrados 328 mil casos de dengue e 279 mortes. Os casos foram 125% maiores que no ano de 2021, enquanto as mortes cresceram 292% em relação ao mesmo período.

Para a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, a prevenção é a forma mais eficaz de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue. Nessa época de chuvas constantes, ações corriqueiras podem fazer toda a diferença, vamos nos unir nessa campanha tão importante e necessária e nos prevenir.

A prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito na cidade, principalmente neste período em que há dias frequentes de chuva. Ações simples do nosso dia a dia evitam a infestação de mosquitos Aedes aegypti.

Segunda a concessionária de energia, a CPFL Paulista, que está sendo parceira desta importante ação de conscientização, na cidade de Monte Mor, a empresa visita 30 mil imóveis mensalmente e nessas visitas vai acontecer também o reforço de medidas junto aos moradores. Trata-se de uma questão de saúde pública e todos podem e devem contribuir fazendo a sua parte, comenta Talita Pinotti, consultora de relacionamento da CPFL Paulista na região.

O material traz dicas básicas de cuidados que podem ser adotados em casa, principalmente a eliminação de qualquer foco de água parada, em espaços abertos ou fechados. De acordo com a SES, o período de chuvas traz um alerta adicional para os locais que possam armazenar água e servirem para a proliferação do mosquito da Dengue. Dados da secretaria indicam que 80% dos criadouros estão nas residências.