25 JAN 2023
SAÚDE
Secretarias de Saúde e Educação de Monte Mor, por meio de parceria promovem campanha de conscientização “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência”

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a OMS, a gestação na adolescência aumenta a chance de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de intensificar problemas socioeconômicos.

A Prefeitura de Monte Mor, através de parceria entre as secretarias de Educação, Cultura e Turismo e de Saúde do município irá promover pela primeira vez na cidade a campanha de conscientização “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência”, entre os dias 1° e 08 de fevereiro, ministrando palestras em algumas escolas municipais, em referência ao tema instituído pela LEI n° 13.798/2.019, que tem como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Segundo a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, muitos fatores aumentam os riscos em uma gestação na adolescência, perigos tanto para a gestante, quanto para o feto, assim como, posteriormente ao nascimento da criança. É muito importante levar a informação aos jovens e adolescentes sobre o quão grande é a importância na prevenção da gravidez na adolescência, salientou a secretária.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) orientam que a garantia de desenvolvimento integral na adolescência e juventude é uma responsabilidade coletiva que precisa unir família, escola e sociedade.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, mencionou que no município de Monte Mor houveram alguns casos de gravidez na adolescência no ano de 2022. As palestras de conscientização, vão abordar o assunto de forma educativa e preventiva para os nossos jovens, que precisam estar atentos aos reflexos de uma gestação precoce, alerta a secretária.

Um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação. Educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, o respeito pelo/a outro/a, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/HIV, a defesa contra violência sexual incestuosa, bem como outras violências e abusos.