24 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Monte Mor (CMPD), é nomeado com designações válidas por três anos

Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, participa da nomeação de CMPD, que tem como objetivo desenvolver políticas públicas em prol de melhorias para pessoas que têm algum tipo de deficiência.

Nesta segunda-feira (23), o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, participou da cerimônia de nomeação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Monte Mor (CMPD), com designação válida por três anos (2023 - 2026), no Salão Nobre da Prefeitura de Monte Mor, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama, Elaine Ravin Brischi. Estiveram presentes ainda na ocasião os vereadores Camilla Hellen (Republicanos), e o vereador professor Adriel (PT).

Segundo o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, essa nomeação e os trabalhos realizados pelo conselho serão de grande valia para Monte Mor, que precisa seguir rumo às transformações necessárias, conforme o tempo avança, mudanças que tornem a vida dos cidadãos, inclusive os que tenham algum tipo de deficiência, mais positivas, são fundamentais. Toda a ajuda é bem vinda e daremos todo o suporte que estiver ao nosso alcance, concluiu o prefeito.

Para o vice-presidente do CMPD, Rogério Severino Lopes, somente através de conselhos como esse, com esforços em conjunto por meio de representantes da sociedade civil, membros do governo executivo e apoio do legislativo, que políticas públicas, com efeitos em pautas de grande importância, como a de pessoas com algum tipo de deficiência seja ouvida e atendida. Participaremos ativamente deste conselho, do qual nosso objetivo é construir políticas públicas positivas para quem tanto precisa.

Na cerimônia, que nomeou grande parte dos membros do conselho, como o presidente do órgão, Gilceciano Geraldo Xisto; o vice-presidente, Rogério Severino Lopes; o 1° secretário, Priscila Silvana de Paula Silva; o 2° secretário, Daniel M. Furlan; o secretária Executiva, Andréa Rodrigues Pereira; D.I (Deficiência Intelectual), Vânia Cardoso da Silva Pereira; D.F (Deficiência Física), Jaqueline de Paula; D.V (Deficiência Visual), Ailton Nunes da Silva; D.A (Deficiência Auditiva), Geovane Gomes da Silva; D.M (Deficiência Múltipla), Marina Carrio de Campos Fabrício. TEA (Transtorno do Espectro Autista), 1- Fabiana da Silva Santos Rodrigues; Suplente 1, Eva Talyta Cabral Albuquerque; 2- Rogério Severino Lopes. Pelo OSC - AMAAH-SP (Associação de Mães e Amigos do Autista de Hortolândia), a representação foi por Priscila Silvana de Paula Silva; e como Suplente, Elisa Rodrigues Guimarães. Como membro do governo, houve ainda a nomeação da representante da Educação e Cultura, Luciana Cristina Correa.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, junto ao apoio da Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), à AMAAH-SP (Associação de Mães e Amigos do Autista de Hortolândia) e ao Fundo Social de Solidariedade de Monte Mor, celebrarão por meio de um evento público, no dia 04 de fevereiro de 2023, o 1º Dia Internacional da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, tendo como seu tema principal o “Capacitismo Não! ”.

O evento contará com as tendas das entidades e dos setores mencionados, trazendo informação e prestação de serviços aos participantes, com dois grandes momentos de destaque, a Caminhada Inclusiva, que visa conscientizar e trazer mais visibilidade às mais diversas causas ligadas às pessoas com deficiência e o Pitstop Solidário, com foco na arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos que serão doados posteriormente ao Fundo Social de Solidariedade. Ainda no campo das atrações, o evento contará ainda com brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce.

A celebração do 1º Dia Internacional da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, realizado pelo conselho, será na Avenida Ayrton Senna da Silva, das 08 horas da manhã ao meio dia.

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.