Entre os dias 25 e 27 de novembro, 211 cirurgias oftalmológicas foram realizadas pela equipe de Saúde, em uma grande ação da gestão do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi.
No último final de semana, a Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde, realizou pelo Programa Mais Saúde, voltado neste momento para atendimentos oftalmológicos, 211 cirurgias somente nesta primeira etapa cirúrgica, efetuadas no Hospital Sagrado Coração de Jesus de Monte Mor.
Os atendimentos realizados na unidade móvel de saúde, estacionada na UPA João Brischi, no Jardim Paulista, já contabilizam 1.178 pacientes acolhidos, com 430 indicações para cirurgia de catarata e com os exames de pré-operatório realizados. Os atendimentos foram estendidos pela prefeitura, e poderão atender e chegar a mais pacientes que precisam do cuidado oftalmológico, até o dia 16 de dezembro.
O Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, e a secretária de Saúde, Eliane Piai, têm acompanhado tanto os atendimentos de triagem e acolhimento, quanto os procedimentos cirúrgicos, que continuam por mais quatro etapas, no segundo final de semana de dezembro, nos dias 09, 10 e 11, e também no terceiro, nos dias 16 e 17 de dezembro. Em janeiro de 2023, os procedimentos cirúrgicos continuam por mais dois finais de semana, nos dias 13, 14 e 15, e também nos dias 27, 28 e 29 de janeiro.
Para o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o Programa Mais Saúde, concebido pelo poder executivo de sua gestão, tem promovido um serviço de saúde que está transformando para melhor a vida dos munícipes, de maneira muito ágil, diminuindo a fila de espera e desafogando assim a demanda para que outras especialidades possam ser atendidas mais rapidamente. Ouvir o relato dos montemorenses que têm passado pelos atendimentos, e se dizem muito satisfeitos e contentes pela solução de sua questão em saúde oftalmológica, nos valida como uma administração que está no caminho certo.
Segundo a secretária de Saúde, Eliane Piai, o Programa Mais Saúde, do nosso prefeito Edivaldo Brischi, conta com uma equipe de saúde muito empenhada em prestar a maior quantidade de atendimentos que forem possíveis, sem deixar de realizá-lo com humanidade, atenção, cuidado e efetuar um acolhimento de amabilidade. Meu sincero agradecimento ao Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, que tornou tudo isso possível e a toda a equipe de Saúde de Monte Mor, que tem me abraçado nessa trajetória em que seguimos juntos.
Os pacientes que passarem por cirurgia devem retornar para o atendimento pós-cirúrgico no Salão Paroquial, da Igreja Católica, na rua Dr. Carlos de Campos, 141, Centro, Monte Mor, conforme prescrição médica, com as datas pré-definidas pela equipe de saúde, seguindo corretamente as três avaliações posteriores à cirurgia.
A partir de dados da equipe de saúde da unidade móvel, aproximadamente 95% dos pacientes têm indicação para cirurgia de catarata nos dois olhos, o que dobra o número de cirurgias realizadas necessárias, se até agora são 430 indicações cirúrgicas, a quantidade até o momento de cirurgias pode ultrapassar a marca de 700 intervenções.
A unidade móvel de saúde, estruturada para receber adequadamente os pacientes, permanece até o dia 16 de dezembro, no estacionamento da UPA João Brischi, no Jardim Paulista, em Monte Mor, prestando o atendimento de patologias oftalmológicas, com a triagem no local.
Os pacientes que já têm procedimentos oftalmológicos aguardando agendamentos devem comparecer para nova avaliação e, como importante informação, é preciso estar com acompanhante, devido à dilatação das pupilas na realização do exame. O uso de máscara também é obrigatório no local.
A ação do Programa Mais Saúde continua a oferecer a triagem para avaliações de patologias oftalmológicas a pessoas com 40 anos ou mais, e prevê o atendimento de todos os pacientes que aguardavam na fila.
O acolhimento é aberto e gratuito a todos que estejam dentro da faixa etária mencionada anteriormente, que será desenvolvido em etapas, de avaliações, análise caso a caso, agendamento de consultas e, quando necessárias, marcação de cirurgias.
Documentos necessários para o atendimento: cartão SUS, comprovante de endereço e documento de identidade com foto.
Em dias de jogos da Seleção Brasileira, durante a Copa do Mundo, os atendimentos na unidade móvel de saúde, se encerram duas horas antes do horário de início do jogo.