26 NOV 2022
SAÚDE
Gestão do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, atinge alto número de atendimentos oftalmológicos com Programa Mais Saúde

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde, deu um importante passo nas ações do Programa Mais Saúde, em mais uma etapa dos atendimentos oftalmológicos, realizando em um único dia 81 cirurgias no Hospital Sagrado Coração de Jesus de Monte Mor, e os atendimentos realizados na unidade móvel de saúde já contabilizam 771 pacientes acolhidos, com 294 indicações para cirurgia de catarata e com os exames de pré-operatório realizados.

O Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, junto com a secretária de Saúde, Eliane Piai, acompanhou o início dos procedimentos cirúrgicos, que continuam neste sábado e domingo, 26 e 27 de novembro, no Hospital Sagrado Coração de Jesus de Monte Mor.

Para o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o alcance do Programa Mais Saúde, nos atendimentos oftalmológicos no município tem suprido de forma positiva e considerável a fila de espera para a demanda. É muito animador ver que muitos montemorenses estão sendo beneficiados com o programa, e de forma tão rápida e eficiente.

Segundo a secretária de Saúde, Eliane Piai, toda a equipe de saúde tem tido muito empenho em atender os pacientes com muita humanização, tornando o acolhimento efetivo e transformador para sua saúde ocular.

Os pacientes que passarem por cirurgia no dia 25 de novembro, devem retornar para o atendimento pós-cirúrgico no dia 26 de novembro, enquanto quem passou por cirurgia nos dias 26 e 27 de novembro, deve retornar para a avaliação pós-cirúrgica no dia 28 de novembro, na unidade móvel de saúde, no estacionamento da UPA. Os pacientes devem se atentar para o cronograma do pós-cirúrgico, seguindo corretamente as três avaliações posteriores à cirurgia.

Segundo a equipe de saúde da unidade móvel, aproximadamente 95% dos pacientes têm indicação para cirurgia de catarata nos dois olhos, o que dobra o número de cirurgias realizadas necessárias, se até agora são 294 indicações cirúrgicas, a quantidade até o momento de cirurgias pode ultrapassar a marca de 500 intervenções.

A unidade móvel de saúde, estruturada para receber adequadamente os pacientes, permaneceu esta semana, de 21 a 25 de novembro, no estacionamento da UPA João Brischi, no Jardim Paulista, em Monte Mor, prestando o atendimento de patologias oftalmológicas e continua até a próxima sexta-feira, a triagem no local.

No sábado (26), a unidade móvel de saúde atende os agendamentos e durante a semana de terça-feira, 29 de novembro, até a sexta-feira, 02 de dezembro, dá continuidade aos acolhimentos de novos pacientes, com exceção da segunda-feira, dia 28 de novembro, quando serão promovidas apenas avaliações pós-cirúrgicas no período da manhã, por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Os pacientes que já têm procedimentos oftalmológicos aguardando agendamentos devem comparecer para nova avaliação e, como importante informação, é preciso estar com acompanhante, devido à dilatação das pupilas na realização do exame. O uso de máscara também é obrigatório no local.

A ação do Programa Mais Saúde, continua a oferecer a triagem para avaliações de patologias oftalmológicas, a pessoas com 40 anos ou mais e prevê o atendimento de todos os pacientes que aguardavam na fila.

O acolhimento é aberto e gratuito a todos que estejam dentro da faixa etária mencionada anteriormente, que será desenvolvido em etapas, de avaliações, análise caso a caso, agendamento de consultas e, quando necessárias, marcação de cirurgias.

Documentos necessários para o atendimento: cartão SUS, comprovante de endereço e documento de identidade com foto.

Atendimento oftalmológico em números, até o momento:

Quantidade Consultas: 771
Quantidade Indicação Cirúrgica: 294