17 NOV 2022
Monte Mor em Mobilização contra o Aedes Aegypti

Prefeitura de Monte Mor participa da “Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes Aegypti”.

A Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde, participa entre os dias 21 e 26 de novembro, da “Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti”, com programação de ações coletivas de intensificação do controle vetorial e de atividades de eliminação de criadouros, por meio do setor de Controle de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, com os agentes de endemias em conjunto com os agentes de saúde.

Em mais um esforço concentrado e simultâneo, de forte atuação para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, com sua reprodução, em várias áreas do município, por parte das equipes de saúde, é proposto pela pasta que a mobilização compreenda toda a população na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.

Segundo a secretária de Saúde de Monte Mor, o aumento de chuvas por conta das altas temperaturas, neste período que se aproxima do verão e os hábitos inadequados na conservação dos imóveis, pode aumentar o vetor de transmissão. Por isso a população precisa se sensibilizar e contribuir para evitar esses possíveis criadouros, menciona a secretária.

Para a coordenadora no Controle de Endemias de Monte Mor, Verônica Paviotti, a maior parte de recipientes com larvas positivas para o mosquito Aedes aegypti são encontradas em recipientes passíveis de remoção, e também de objetos como pneus, vasos de plantas, bebedouros animais e tambores para reserva de água de chuva, sem o devido cuidado de armazenamento, principalmente nesta época de chuvas intensas, é importante que os quintais permaneçam limpos.

A coordenadora ainda menciona que conta com a colaboração de toda a população, para que seja alcançado o sucesso no controle e na prevenção ao mosquito Aedes.  Nossa expectativa é que as medidas de controle e eliminação de possíveis criadouros do mosquito se tornem rotina, vistoriando sua casa semanalmente, evitando o acúmulo de materiais inservíveis, fazendo o descarte correto e evitando água parada, concluiu ela.

A prefeitura de Monte Mor, além das atividades das equipes de Vigilância em Saúde, realiza ainda, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, um reforço para as mobilizações por meio da Operação Cata-Treco, que vai intensificar as ações de retirada de utensílios domésticos que não estejam sendo utilizados pelos moradores, no dia 22 de novembro no Jardim Paulista, no Jardim Daniela, no Jardim Alvorada e no Monterrey aberto (Terras de Yucatan) e no dia 24 de novembro no Parque Bela Vista, no Jardim Said Jorge, no Jardim Paviotti e no Jardim Santa Rita de Cássia, sempre das 7 às 13 horas, incentivando a eliminação de possíveis criadouros. Apenas como lembrete: não serão recolhidos entulhos de construções ou reformas.