26 OUT 2022
Prefeitura de Monte Mor realiza Semana Cultural

Parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, e a Diretoria de Cultura promove Semana Cultural em Monte Mor.

Entre os dias 24 e 27 de outubro a Prefeitura de Monte Mor, através da parceria entre a Diretoria de Cultura e a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, realiza no município, a Semana Cultural, em comemoração ao centenário da Semana da Arte de 1922, em conjunto com as Escolas Municipais dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Com objetivo de oportunizar momentos de apresentações artísticas, envolvendo diversas linguagens da arte, na terça-feira (25), as escolas E. M. Profª Terezinha do Menino J. Calil, E. M. Prof. Fauze Calil Canfur, E. M. San Remo e E.M. José Luiz Gomes Carneiro, participam com apresentações de teatro, música e dança, além das exposições de artes visuais e poesia.

Já no dia 26 de outubro, as apresentações foram realizadas pela manhã das 8h30 às 11 horas, com as escolas E. M. Vista Alegre; E. M. Leopoldo Paviotti; e E. M. José Ross Matheus Filho; e no período da tarde, as atividades das 13h30 às 16 horas, com as escolas E. M. Vista Alegre; e E. M. José Ross Matheus Filho, que contaram ainda com a presença do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi.

Para o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, a educação e a cultura, são fundamentais para o progresso e o desenvolvimento municipal, apoio todas as equipes de nossa gestão, em especial a educação que tem o poder de dar aos alunos as ferramentas para sua transformação e avanço. O ensino derruba barreiras, constrói e promove possibilidades, conclui o prefeito.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, a oportunidade dos estudantes apresentarem o que foi aprendido durante suas aulas, entre tantos conhecimentos absorvidos, é aplicado por eles em atividades artísticas, em formas de se expressar artísticas, em ações que desenvolvem suas aptidões, despertando sua melhor inclusão e integração, seja com sua própria família, com a comunidade acadêmica, e inclusive com a sociedade em geral. Parabenizo a todos os alunos, professores, colaboradores e gestores, de todas as unidades escolares, por esta linda homenagem estendida a uma semana histórica em nosso país, finaliza a secretária.

Para o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, este projeto homenageia a arte, em todas as suas esferas, em fragmentos que se unem trazendo para os alunos estímulos, que aproximam arte e educação, desenvolvendo suas habilidades afetivas, cognitivas, motoras e sociais, um ganho sem precedentes para sua formação, conclui o diretor.

Além das apresentações no Centro Cultural Joaquinzão, em Monte Mor, manifestações artísticas acontecem também, simultaneamente nas escolas municipais, de modo, que o acesso à arte produzida pelos alunos, seja amplamente divulgado.