24 OUT 2022
SAÚDE
Caminhada inaugura ações da Secretaria de Saúde, em conscientização pelo Outubro Rosa

Com o slogan “A PREVENÇÃO AINDA CONTINUA SENDO O MELHOR REMÉDIO”, prefeitura de Monte Mor inicia atividades da Campanha Outubro Rosa pela cidade.

Neste domingo (16), foi dado início pela Secretaria de Saúde de Monte Mor, na abertura das ações que serão desenvolvidas pela pasta, até o dia 22 de outubro, com intuito de levar mais conscientização relacionadas ao Outubro Rosa, mês de promover a importância da prevenção ao câncer de mama.

A manhã começou com um café da manhã oferecido no Paço Municipal, seguindo para uma caminhada pelas ruas de Monte Mor, até a Praça São Benedito.

O Grupo Amigas da Onça realizou uma apresentação empolgante, orientando e incentivando as mulheres a não terem medo de se prevenir, tratando de forma leve e divertida, o tema tão sério.

Houve ainda o sorteio de brindes, varal do amor, onde foram pendurados lenços de cabeça para doação e coleta de mechas de cabelo, para a confecção de perucas, com doação inclusive da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama de Monte Mor, Elaine Ravin Brischi.

Segundo a Secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai,  a prevenção é a melhor maneira para combater o câncer, por isso estamos unindo esforços para além de conscientizar, também ampliar o sentimento de força nas mulheres, proporcionando a elas um cronograma com muita dedicação e empenho por nossa parte.

INÍCIO DO GRUPO AMIGAS DA ONÇA

Tudo começou a partir de um grupo de artesanato realizado pelo Cecan (Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba) que tinha como objetivo reunir mulheres diagnosticadas com câncer de mama para troca de experiências, coordenado pela psicóloga do Cecan, Pedrilha Goes Baggi.

Esses encontros foram sendo fortalecidos pelos laços de amizade, companheirismo e ajuda mútua. Em 2012 para uma reunião de confraternização, foi realizada uma brincadeira chamada “amigo da onça” um tipo de amigo secreto, o que uniu muito o grupo e vem desta brincadeira de confraternização o nome GRUPO AMIGAS DA ONÇA com o slogan “ o câncer nos une e a amizade nos fortalece”. Um grupo de amigas, mulheres, que ama viver.

ONDE E COMO COMEÇOU O OUTUBRO ROSA

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura", que aconteceu em Nova Iorque, tinha como objetivo arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento era produzido sem o envolvimento de instituições públicas ou privadas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Iniciativas como essa, a partir de 2008, foram se tornando cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem, a prevenção é necessária.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Saúde de Monte Mor, pelo telefone ou whatsapp: 19.3979-7070.