24 OUT 2022
SAÚDE
Secretária de Saúde alerta sobre importância da vacinação em entrevista para rádio Prima FM

Ações da Secretaria de Saúde de Monte Mor elevam cobertura vacinal contra poliomielite e são abordadas em entrevista para a rádio local.

Na última semana, a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai,  participou do programa Show da Cidade, da emissora local RTV (Rádio e TV Prima), acompanhada pelas enfermeiras responsáveis pela assistência e orientação da cobertura vacinal no município, Osmarina Aparecida de Almeida Saunite e Cristina Ramos, alertando a população para a necessidade de se proteger com a vacinação.

Segundo a secretária de Saúde, Eliane Piai, alcançar a meta da cobertura vacinal é fundamental para garantir que as doenças erradicadas em nosso país não retornem. Vírus conhecidos como o do Sarampo, Febre Amarela e o da Poliomielite, voltaram a circular nas Américas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Com as viagens corriqueiras de hoje em dia, a transmissão encontrou maior facilidade em chegar mais longe de forma muito rápida e nossa única barreira é a vacina.

Para a enfermeira, Osmarina Saunite, é cada dia maior a preocupação por parte da enfermagem, em humanizar o serviço, de forma harmônica, firmando um vínculo de cuidado entre o vacinador e o vacinado. Esse serviço de enfermagem na administração de vacinas é primordial para a proteção e prevenção.

Segundo a enfermeira, Cristina Ramos, foram realizadas, além da programação com foco nas creches, com intuito de alcançar as crianças de 1 a 4 anos, público alvo da campanha contra poliomielite, que é indiscriminada, todas as crianças dentro desta faixa etária, precisam tomar a gotinha, ainda com o mesmo objetivo levou as equipes de saúde para uma ação de vacinação no bairro Santa Clara do Lago, inclusive com busca ativa casa a casa. Atingimos até o momento uma cobertura vacinal contra poliomielite de 69,53%, mas temos uma meta de chegar aos 95%.

Ainda segundo a secretária, quando questionada em relação ao número de médicos, ela mencionou sobre a futura contratação de novos médicos através de um concurso que será realizado no início do próximo ano, onde serão contratados com uma carga horária de acordo com a demanda crescente do município, pois todos os médicos do concurso de 2019, foram convocados pela atual gestão, mas assumem hoje uma carga de apenas 12 horas, cumprindo a determinação do concurso prestado na época, o que não atende corresponde com a necessidade de hoje. Não falta médico nas unidades, porém, por conta da pequena carga horária prestados por esses médicos, o serviço acaba gerando filas. Em virtude disso realizamos um processo seletivo emergencial a pouco tempo, para a contratação de urgência de um médico da família, que preenche uma vaga, em uma unidade de saúde, para cobrir de imediato a demanda. Estamos trabalhando para resolver e adequar esta questão muito em breve, concluiu a secretária sobre o assunto.

Durante a entrevista a secretária disse ainda sobre a importância do apoio de outras secretarias, como a de Educação, que mobilizou seus colaboradores para desenvolver junto às crianças, trabalhos de conscientização sobre as vacinas, deixando-as mais familiarizadas com o tema.

Em relação a vacinação contra a Covid-19, foram aplicadas em Monte Mor, mais de 160 mil vacinas, seguindo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, preconizadas de acordo com a demanda. Hoje apenas pessoas acima de 40 anos recebem a 4ª dose, além das pessoas imunossuprimidas. Crianças a partir dos 3 anos já começaram a receber a primeira dose recentemente. Em Monte Mor, neste ano de 2022, vieram a óbito 21 pessoas, todas com comorbidades, reflexo da ação das vacinas, na maior parte da população, que tem sentindo os sintomas com menor intensidade, afirmaram as representantes da área da saúde de Monte Mor.

Durante a entrevista a secretária ainda foi perguntada sobre os trabalhos da UPA, que comemorou no final do mês de setembro, um ano de sua inauguração, e, segundo Eliane, realizando mais de 5 mil atendimentos clínicos e pediátricos mensais, com pronto atendimento 24 horas, desafogando o atendimento do Hospital Beneficente Sagrado Coração de Jesus, subsidiado pelo município.