13 SET 2022
CULTURA
Monte Mor sedia pela 1° vez reunião da Câmara Temática de Cultura da Agência Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP)

Reunião aborda tema importante de incentivo à cultura, a Lei Paulo Gustavo, voltada ao incentivo de fazedores e fazedoras de cultura.

Nesta terça-feira (13), foi realizada no centro cultural Joaquinzão em Monte Mor, pela primeira vez sediada na cidade, a reunião da Câmara Temática de Cultura da Agência Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP), encontro onde o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pelos diretores de Cultura, Marcelo Lírio, e de Turismo, Ronaldo Corrêa, recebeu os secretários e secretárias de Cultura da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Na reunião foi abordado de forma principal, dentre vários assuntos relacionados ao fomento e o desenvolvimento de práticas culturais em exercício, a Lei Federal Paulo Gustavo, que destina R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) a fazedores e fazedoras de cultura de estados e municípios, como forma de estímulo ao fazer cultural, afetado diretamente pela pandemia da Covid-19, causando prejuízos econômicos significativos a artistas e empreendedores do meio artístico nos anos de 2021 e 2022.

Segundo o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, a cultura de uma cidade é pouco reconhecida como meio para transformação, que impacta de maneira positiva em vários outros setores no município, como por exemplo na educação, tirando muitos jovens da rua, levando capacitação a eles, através dos cursos disponibilizados, também na economia da cidade, movimentando o comércio local, no lazer, enfim, a pasta da Cultura e do Turismo deve ser vista, assim como todas as outras secretarias, como fundamental e de valor para que Monte Mor evolua cada vez mais.

Para o diretor de Cultura, Marcelo Lírio, o apoio do prefeito foi de tamanho prestígio, devido ao momento. Por ser a primeira vez que sediamos este encontro, esta reunião foi muito significativa para o fortalecimento de nossas bases culturais, o que valida ainda mais o espaço que Monte Mor está conquistando na região.

SOBRE A NOMENCLATURA DA LEI

De forma merecida e honrosa a lei recebeu o nome de Paulo Gustavo, ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos, e era um humorista renomado na área artística e muito conhecido ainda pela icônica interpretação de Dona Hermínia, no cinema e no teatro na obra “Minha mãe é uma peça”.