10 AGO 2022
AGENDA CULTURAL
Biblioteca Municipal realiza apresentações com entrada gratuita

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado traz para Monte Mor 14ª edição do programa Viagem Literária.

No próximo dia 17 de agosto, Monte Mor, através da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, participa da 14ª edição do programa Viagem Literária, em evento a ser realizado na Biblioteca Municipal José Maluf, localizada à rua Roberto Gonçalves Teixeira, 203, Centro de Monte Mor, com entrada gratuita, aberta a toda a população.

O Viagem Literária é um projeto realizado em parceria com as prefeituras do estado de São Paulo, junto ao Governo do Estado. Desde seu início em 2008, o programa Viagem Literária já realizou mais de 3.500 eventos para um público de cerca de 350 mil pessoas. Os 235 convidados, entre escritores, poetas e contadores de histórias, já passaram por 224 municípios paulistas promovendo bate-papos, oficinas, rodas de histórias e muita diversão.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, esta é uma iniciativa de forte relevância, educacional e cultural, que oferece um incentivo à leitura, à escrita e à comunicação. É grandioso termos a possibilidade de valorizar a leitura e a produção literária, aproximando as crianças e jovens dos livros, para que tenham mais do que obrigação em ler, mas que desperte neles o prazer pela leitura, conclui a secretária.

Segundo o diretor de Cultura de Monte Mor, Marcelo Lírio, ao longo desses 14 anos do projeto, foram nove as participações do município no evento, que teve sua retomada no ano de 2021, em nossa cidade, em iniciativa obtida pela atual administração, inclusive realizada no mesmo dia da inauguração do novo endereço da Biblioteca Municipal. O programa sempre dispõe da participação de muitos escritores, atores e contadores de histórias, gerando entretenimento, diversão, lazer e cultura aos nossos leitores, finaliza o diretor.

Para o Bibliotecário responsável pela Biblioteca Municipal José Maluf, Cleber Mendes, neste ano de 2022, Monte Mor terá a honra de participar da 14ª edição do projeto Viagem Literária novamente, trazendo um belo evento cultural.

A contadora de Histórias, Kiara Terra, participará do projeto trazendo para Monte Mor seu repertório, com histórias de brincadeiras infantis e tradicionais do nosso país, fundamentadas em culturas indígenas, comunidades quilombolas e de regiões periféricas. Tendo viajado nos últimos 15 anos, por diversos lugares, formando educadores e participando de importantes iniciativas nacionais e internacionais ligadas à defesa dos direitos das crianças e dos jovens, tem como proposta, histórias versáteis, que buscam a integração, de oralidade e improvisação.

O Evento que acontece na Biblioteca José Maluf, no dia 17 de agosto, contará com duas apresentações da artista, sendo a primeira às 9 horas da manhã e a segunda às 14 horas. Para mais informações, é possível acessar a página da Biblioteca Municipal no Facebook, https://www.facebook.com/bibliotecajosemaluf.montemor ou pelo telefone 3879-6237.